Turismo e acessibilidade, parceria estratégica

Santiago, secretário Lucena e Linamara. /Foto: Leonardo Costa

Santiago, secretário Lucena e Linamara. /Foto: Leonardo Costa

O Conselho Estadual de Turismo, presidido pelo secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, reuniu-se na manhã desta terça-feira (0/06), nas dependências da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em torno de um tema pertinente às duas Pastas: acessibilidade.

Na oportunidade, Roberto de Lucena e Linamara Battistella, titular da Secretaria que recebeu os integrantes do turismo paulista, foram unânimes ao louvar a parceria que une a atividade turística e o acesso irrestrito de todos ao lazer e aventura proporcionados pelo turismo.

Por isso os itens de discussão envolveram o turismo inclusivo e a acessibilidade no turismo em três vertentes:

  •      Inclusão da variável de acessibilidade na classificação de   Municípios de Interesse Turísticos;
  •       Acessibilidade nos projetos do DADE
  •      Criação da Rede de Municípios Turísticos Acessíveis

Durante a reunião, tanto o deputado federal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara dos Deputados, como o presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), André Bozola, enfatizaram sobre a importância da inclusão de todos nos setor turístico, sejam idosos, obesos ou com necessidades específicas.

Vale dizer que Bozola também é prefeito da Estância de Socorro, considerada referência do Turismo Acessível e Esporte de Aventura.

O secretário Roberto de Lucena destacou o cuidado que todos os dirigentes devem ter em relação à melhoria de equipamentos tanto nos municípios quanto na hotelaria, além dos espaços públicos. “Idosos e pessoas com deficiência são sempre atraídos pelo conforto extra”, observou.

Antes do encerramento deste encontro, o secretário executivo do conselho, Márcio Santiago, foi aclamado pela maioria dos integrantes da entidade, na permanência do cargo até o final de dezembro de 2015.

 

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações