São Carlos prepara-se para ser município de interesse turístico

Secretário Lucena explica diante do setor e da imprensa a Lei de Município de Interesse Turístico

Secretário Lucena explica diante do setor e da imprensa a Lei de Município de Interesse Turístico

A visita do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, à cidade de São Carlos nessa quinta-feira (13/08) foi de significativa valia para o avanço do turismo regional. Ao argumentar sobre a importância da atividade turística como um grande negócio na medida em que fomenta o setor de serviços, Roberto Lucena mostrou a pujança paulista “em especial agora em que vivemos um momento estratégico de oportunidades para o Turismo”.

Frente a uma plateia de lideranças do setor e da imprensa, no auditório da Prefeitura de São Carlos, Lucena destacou a diversidade de ofertas turísticas aliada à infraestrutura arrojada em solo paulista, “o que garante a evolução do Turismo”, observou. Aproveitou a ocasião para explicar que a lei 32/2012 sancionada pelo governador Geraldo Alckmin no final de abril, prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias.

“Esta ação que institui 140 municípios paulistas serão de interesse turístico e todas as cidades, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios, como ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e de transporte, entre outros”, informou o secretário.

Os participantes deste encontro ficaram atentos ao item sobre o ranqueamento, uma vez que a cada três anos, três Municípios de Interesse Turístico passarão a ser estâncias e três estâncias serão de Interesse Turístico. Tudo dependerá da pontuação de cada cidade e “esta é uma competitividade do bem”, enfatizou Lucena. Diante deste quadro, o prefeito de São Carlos, Paulo Roberto Altomani, discorreu sobre a oferta turística de seu município que passa pelo turismo tecnológico, rural, histórico e cultural.

Nesta oportunidade, foi destacado o distrito de Santa Eudóxia, a 28 quilômetros de São Carlos e banhada pelo Rio Mogi Guaçu, que quer expandir sua vocação turística e contar como já foi expoente na exportação de café, deixando grandes fazendas que contam a história de uma saga, além do privilégio de possuir uma natureza exuberante, propícia ao lazer e visitação. “Por este cenário podemos ressaltar que a história do Brasil e de São Paulo passa por São Carlos”, disse o secretário. E foi com satisfação que os são-carlenses tiveram a informação de que o programa da Secretaria estadual de Turismo denominado RODA SP estará neste município no mês de abril de 2016 para a Festa do Clima. O turismo agradece.

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Foto: Leonardo Costa

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações