Santa Isabel é beneficiada pelo Projeto Aceno Verde do deputado Roberto de Lucena

 

Deputado Roberto de Lucena com moradores de Santa Isabel e representantes do PV

O deputado federal Roberto de Lucena participou na manhã deste sábado, 11, de mais uma ação do Projeto Aceno Verde, onde mudas de árvores forma plantadas no condomínio Country Clube de Santa Isabel. A ação marcou o lançamento do projeto na cidade. No total, 431 municípios de São Paulo serão beneficiados.

O objetivo do “Aceno Verde” é restituir em termos ambientais o que foi retirado da natureza para a produção do material gráfico e viagens aéreas da campanha eleitoral do deputado. Com essa iniciativa, Lucena apresentou ao país a primeira campanha eleitoral Carbono Zero.

Aos cerca de 40 isabelenses que participaram do plantio, o deputado detalhou que a iniciativa surgiu logo após o período eleitoral, quando sua equipe fez o cálculo do custo ambiental da campanha somado ao custo dos quatro anos de mandatos, baseados no número de viagens de avião. O resultado foi transformado em árvores a serem plantadas. O gasto em carbono deve ser compensado com o plantio de 15 mil mudas.

O Aceno Verde foi lançado no início de junho com o plantio de mudas em centenas de cidades paulistas. “Eu quis pessoalmente fazer o plantio aqui em Santa Isabel, minha cidade natal, na presença da minha família e amigos”, destacou o deputado Roberto de Lucena.

Lucena comemorou ainda o fato de ação já repercutir em Brasília. “Quando lançamos a campanha Carbono Zero, a primeira do Brasil, nossa ação repercutiu na Câmara Federal que anunciou o projeto de plantio de 300 mil árvores e por isso seremos o primeiro parlamento Carbono Zero do mundo”, informou o deputado.

O ambientalista Romildo Campello, atualmente na presidência do diretório do Partido Verde em Mogi das Cruzes, destacou que até mesmo no interior do PV, o programa foi uma inovação; “Eu desconheço ação semelhante por parte de qualquer outro parlamentar. Nós temos uma antiga discussão sobre neutralização de carbono, mas sempre falamos aos outros e não para nós mesmos. É a primeira vez que um parlamentar verde põe em prática a neutralização, algo que o PV tem como prioridade. A ação do deputado Roberto de Lucena é importantíssima para o processo de criação de uma cultura de preservação ambiental na mudança de hábitos atitudes. Ele dá o exemplo de como nós, com gestos simples, podemos contribuir na defesa da natureza no Planeta”, elogiou o ambientalista.

Neutralização de carbono

A neutralização de carbono é a forma de compensar a emissão de gás carbônico com o plantio de árvores, já que elas são os únicos seres vivos capazes de consumir o CO2 da atmosfera, através da fotossíntese. A idéia da neutralização veio com o aquecimento global, pois na sociedade atual, por conta do modelo industrial que combina alto consumo de combustível com produção nas fábricas, tem jogado na atmosfera uma quantidade enorme de carbono, que antes estava na natureza, por exemplo, na forma de petróleo. Todo esse carbono na atmosfera provocou uma alteração na temperatura do planeta. Quando se planta uma árvore, ela absorve o carbono e devolve oxigênio.

Confira as fotos:

[nggallery id=23]

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações