Deputado prestigia Ministro da Educação em lançamento de livro

Coletânea produzida pela taquigafria da Câmara Federal destaca a história das mulheres na Casa

 

 

 

 

 

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) recepcionou no sábado, dia 3, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o lançamento do livro “Palavra de Mulher”,em Guarulhos. Overde compareceu ao evento atendendo ao convite da colega de Brasília, a deputada federal Janete Pietá (PT).

Na ocasião, Roberto de Lucena externou seu apoio ao importante trabalho realizado por Pietá e outras parlamentares Câmara no sentido de dar voz às mulheres e a outras minorias que, conforme enfatiza a deputada, na verdade são maiorias que não têm uma representação política proporcional.

Para Roberto de Lucena, levantar a bandeira da igualdade de gênero, classe e de raça é de fundamental importância num país tão desigual quanto o Brasil.

“É uma honra estar aqui para testemunhar o lançamento de uma obra que ilumina a trajetória das mulheres no nosso Legislativo Federal. Eu aproveito o momento para desejar um feliz Natal e um ótimo2012 atodos e a todas”, disse o deputado para platéia de cerca de 500 pessoas.

A participação de Roberto de Lucena no evento, que foi realizado no auditório do Colégio Progresso, comoveu Janete Pietá. “Dos setenta deputados federais que eu convidei apenas o Roberto de Lucena compareceu. E isso mostra como ele é uma pessoa delicada e atenciosa. Fico muito feliz em ter alguém como ele aqui representando a Câmara Federal num momento tão importante”, afirmou a petista.

O ministro Fernando Haddad saudou a militância presente, destacando a contribuição do Partido dos Trabalhadores (PT) na construção de uma pauta de temas que representam os anseios de certa parcela da população. “A nossa opção é pelos mais pobres, pelas mulheres, isso nos define”, destacou.

 

Palavra de mulher

A coletânea “Palavra de Mulher – Oito Décadas do Direito de Voto”, livro que registra, pela primeira vez, numa linha do tempo, como foi e como é a participação feminina no Parlamento brasileiro. A obra relaciona os discursos das parlamentares aos principais fatos da história política do país – do Estado Novo à ditadura militar, da redemocratização à Constituição de 1988 – e, também, narra o papel das mulheres no processo de construção da atual sociedade brasileira.

Com pouco mais de 200 páginas, o livro é ilustrado por fotos de época, traz apresentações do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e da 1ª vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), e tem prefácio da coordenadora da Bancada Feminina, deputada Janete Pietá (PT-SP).

Foi ela quem sugeriu a realização da obra, quando, no início do ano, se preparava para uma palestra no parlamento do Uruguai e teve dificuldade em obter dados consolidados sobre a ação das mulheres no Legislativo brasileiro. Para ela, o livro demonstra que, apesar de pequena numericamente, a participação das deputadas representa importante elo no processo de elaboração das políticas públicas.

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações