Deputado Roberto de Lucena sugere inclusão de musicoterapia no SUS

O deputado federal Roberto de Lucena sugeriu ao Ministério da Saúde a inclusão da musicoterapia nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. A indicação n° 2603 foi enviada no dia 16 de fevereiro.

A Musicoterapia, presente no Brasil há quarenta anos, tem sido usada como instrumento relevante na prevenção e no apoio no tratamento de doenças e, com isso, ganhou reconhecimento de governos responsáveis pela saúde de suas populações. Esse crescimento evidente foi constatado pela União Brasileira das Associações de Musicoterapia.

Estudiosos já apontam a musicoterapia como poderoso meio de mudança em um processo saúde/doença, que envolve as experiências sonoro-musicais. Além disso, os resultados do uso da musicoterapia apontam não apenas para a recuperação de algum indivíduo, mas para a ampliação das possibilidades de cada pessoa evoluir tanto no âmbito individual como social.

“A contribuição da musicoterapia no campo da saúde pode e deve ser ampliada, de forma que os usuários do SUS tenham acesso a toda a sua potencialidade preventiva e terapêutica”, justificou o deputado Roberto de Lucena, que ainda defendeu um forte investimento na formação de novos musicoterapeutas, seja na abertura de novos cursos ou pelo estímulo aos já existentes.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações