Roberto de Lucena sugere a realização de teste em crianças para detectar escoliose

 

O deputado Roberto de Lucena (PV/SP), por meio de requerimento de indicação, sugeriu ao Poder Executivo a realização de teste em crianças de idade escolar para detecção precoce de escoliose.

Segundo o parlamentar, uma das razões para a progressão da patologia para estágios de maior gravidade é a falta de um diagnóstico precoce. “Muitas vezes, a identificação da patologia só ocorre em estágio bastante avançado, o que demanda recursos terapêuticos mais agressivos e dispendiosos, como cirurgia ou uso de colete, acarretando sofrimento intenso e desnecessário para os portadores. A realização de um teste simples e rápido (Teste de Adams) pode possibilitar que sejam detectadas deformações na coluna vertebral e permitir a intervenção oportuna de modo a evitar a progressão da doença”, afirmou.

A escoliose é uma curva sempre anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, quando olhamos a pessoa “de frente” ou “de costas”. A patologia é muito mais frequente em meninas do que em meninos (cerca de 6 vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma má formação nas cartilagens de crescimento das vértebras.

Roberto de Lucena propõe ainda que seja assegurado aos portadores desta patologia o encaminhamento a unidades de saúde em que possam receber atenção integral ao problema.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações