Roberto de Lucena pede proteção para familiares de extrativistas mortos no Pará

 

Representando o Partido Verde (PV), o deputado federal Roberto de Lucena encaminhou um ofício ao Ministro da Justiça solicitando providências urgentes com relação às recentes ameaças à família dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados em 24 de maio deste ano no Pará.

Na madrugada desta quinta-feira (18), foram disparados tiros na casa de Laíssa, irmã de Maria, que fica no assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna (PA), vizinho onde morava o casal morto. Os disparos atingiram o cachorro da família. Na residência encontrava-se apenas seu marido, Zé Rondon, uma vez que Laíssa e seus filhos tiveram que se mudar por falta de segurança.

No ofício encaminhado por Roberto de Lucena, o PV solicita que sejam determinadas providências para garantir proteção aos familiares dos extrativistas mortos, além de medidas de segurança para os moradores da região, que vivem sob clima de insegurança, já que a Força Nacional não está mais no local.

 

Leia abaixo conteúdo do ofício enviado ao Ministério da Justiça pelo deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP):

 

Senhor Ministro,

Na madrugada desta quinta-feira, 18/08, familiares do casal de extrativistas, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados em 24 de maio deste ano, sofreram um atentado, quando tiros foram disparados contra o cachorro da família. O alvo foi a casa de Laíssa, irmã de Maria, que fica no assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna (PA). Na residência se encontrava apenas seu marido, uma vez que Laíssa e seus filhos tiveram que se mudar por falta de segurança.

Felizmente ninguém foi ferido. Mas o medo permanece, uma vez que antes do assassinato de José Claudio e sua esposa, os pistoleiros os intimidaram do mesmo modo. Cumpre observar que a Polícia Civil identificou o mandante e os assassinos, depois de muita pressão o juiz expediu ordem de prisão para eles, porém, até hoje esse mandado não foi cumprido. Os criminosos estão na região e transitam livremente no assentamento. Ainda mais que a Força nacional não está mais no lugar.

O medo, portanto, é uma constante para as pessoas inocentes e, principalmente, para os parentes de José Claudio e Maria do Espírito Santo. Os criminosos sabem que os familiares dos líderes extrativistas mortos estão fazendo esforços para punir os assassinos, federalizar o inquérito. Por isso “anunciam” mais mortes.

Diante dos fatos, solicitamos à V.EXª:

1 – que determine providências para garantir proteção aos familiares dos extrativistas mortos;

2 – que adote medidas de segurança para os moradores da região.

Certo de merecer sua especial atenção, renovo-lhe minhas expressões de apreço e consideração.

 

Atenciosamente,

Deputado Roberto de Lucena

Líder em exercício do PV

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações