Nesta semana, o deputado federal Roberto de Lucena solicitou à Câmara dos Deputados a realização de uma audiência para debater a redução em 10% ao ano do uso do diesel S-500, acompanhada do aumento do uso do diesel S-10 e do aumento da mistura de biodiesel.
Em fevereiro deste ano, o deputado apresentou o Projeto de Lei 302/22, que visa criar a Política Nacional de Redução do uso de Diesel S-500 no Brasil, que tem em sua composição 500 ppm (partículas por milhão) de enxofre, sendo extremamente poluente. A redução do combustível será compensada pelo aumento da oferta de Diesel S-10, podendo abastecer qualquer tipo de veículo pesado e veículos diesel leves, nacionais ou importados, como os jipes e SUVs.
“Eu chamo o Diesel-500 de combustível-veneno. Nossa população respira doenças! As partículas que são jogadas no ar pelo uso desse combustível são substâncias extremamente tóxicas aos pulmões e ao sistema circulatório, provocando vários danos ao corpo humano, como alterações no ritmo cardíaco, isquemia miocárdica, e problemas na coagulação sanguínea.”, explica Lucena.
Para a Audiência Pública foram convidados:
1 – Representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE);
2 – Representante da Agência Nacional Do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP);
3 – Representante da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerose (Ubrabio);
4 – Representante da Confederação Nacional do Transporte;
5 – Representante do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e
Biocombustíveis (INEEP);
6 – Representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP); e
7 – Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
(CONTAG).