Roberto de Lucena participa do Fornatur, em Brasília

O Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, esteve presente na 79º reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Turismo (Fornatur), que aconteceu na última quarta-feira (4), no auditório da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília.
Na ocasião, os secretários discutiram a necessidade de fortalecimento do Fórum, que é uma ferramenta de grande valia no debate de estratégias e compartilhamento de experiências entre as Secretarias de Turismo do país.
Vicente Neto, presidente da Embratur, deu as boas-vindas aos novos integrantes e salientou a importância da atuação conjunta da iniciativa pública e privada,  no desenvolvimento do turismo brasileiro e na promoção da marca Brasil fora do país.
Durante a discussão, Lucena falou do grande potencial turístico de várias regiões do estado, fora da capital e Grande São Paulo. “O mercado é tão pujante em São Paulo que, independentemente da ação do estado, ele se articulou e desenvolveu. Não houve para isso a necessidade essencial de um planejamento estratégico para o fomento de regiões fora desse eixo.  Isso acoFullSizeRender (2)nteceu de maneira quase natural, em decorrência até de investimentos em outras áreas por parte do Governo do Estado.  O governador Geraldo Alckimin é um estrategista por excelência, e ele é sensível ao setor. Por determinação dele, estamos começando a refletir sobre um plano estratégico para o desenvolvimento do turismo no estado”, completa.
O secretário de Turismo falou ainda sobre a importância da elaboração do Plano Diretor de Turismo para o estado de São Paulo, definindo como uma das principais ações a serem executadas. “Nós precisamos aferir o estado e buscar informações para desenvolver um plano estratégico de turismo, que pode levar para fora do eixo capital a possibilidade de sediar eventos, inclusive internacionais”, ressalta.
Ao final, Roberto de Lucena expressou o desejo de poder contar com o apoio da Embratur, e colocou a Secretaria de Turismo de São Paulo á disposição.
A atual presidente do Fornatur, Oreni Braga, que é titular da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), destacou que a Secretaria de Turismo de cada estado é um importante parceiro do Ministério, e que o Fórum tem um grande papel na elaboração de estratégias para a consolidação de ações de desenvolvimento do turismo no país.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações