Roberto de Lucena parabeniza o senador Marcelo Crivella por ter assumido o cargo de ministro da Pesca

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo a tribuna hoje para parabenizar, com muita satisfação, o senador Marcelo Crivella que assumiu nesta sexta-feira, o cargo de ministro da Pesca e Aquicultura, no governo da Presidenta Dilma Roussef.
Tenho certeza que o ministro Crivella irá, com sua reconhecida capacidade de gestão e trabalho, dedicar-se-á a resolver os problemas que os trabalhadores da área enfrentam em seu dia a dia e aumentar a oferta de pescados em nosso país. O Brasil produz atualmente 1,2 milhão de toneladas de peixe por ano.
Incentivar e apoiar os pescadores artesanais certamente deverá ser uma das metas do novo ministro, não apenas porque seja já que é uma das recomendações da presidenta, mas pela sua enorme sensibilidade.
Como bem lembrado pelo ministro em sua posse, a falta de mão de obra qualificada também impede o crescimento do setor. Faltam engenheiros de pesca. Existem pouco mais de mil profissionais em todo o país, o que para o ministro e, concordamos com ele, restringe o desenvolvimento.
É preciso incentivar, também, a formação desses profissionais nas universidades apostando num futuro promissor que a pesca pode trazer para o Brasil.
Apesar de ser um alimento saudável, o pescado ainda é um produto caro e pouco consumido no Brasil. O brasileiro come apenas 9 kg de peixe por ano, enquanto Organização Mundial da Saúde recomenda 12 kg.
O peixe é rico em ferro, proteína e ômega 3, importante gordura que, segundo os nutricionistas, ajuda a evitar doenças inflamatórias, como doenças cardiovasculares, diabetes, atrites reumatoides e câncer.
Os desafios do ministro são grandes, mas com o apoio de todos nós que fazemos esta Casa, irá quebrar as barreiras que impedem o crescimento deste importante setor comercial.
O Brasil possui 8,5 mil quilômetros de litoral. Mas apesar disso, a produção de pescado tem se permanecido estável desde o ano de 2003. Precisamos mudar isso, e acredito mesmo que o ministro Crivella irá ser muito bem sucedido nessa nova empreitada.

Era o que eu tinha a dizer.
Que Deus abençoe o Brasil!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações