Roberto de Lucena lança Guia para Conselhos de Turismo

Diante de um auditório lotado, o secretário ressalta que o Gabinete Itinerante revela-se numa verdadeira cruzada por todo o Estado em favor do turismo

Diante de um auditório lotado, o secretário ressalta que o Gabinete Itinerante revela-se numa verdadeira cruzada por todo o Estado em favor do turismo

O Gabinete Itinerante do Turismo Paulista realizado no município de Franca, em 15/04,  reforçou a visão da atividade do setor para uma melhor integração local e regional.

Abrindo os trabalhos, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, mostrou a importância do turismo como vetor de desenvolvimento da economia criativa. Destacou, para uma plateia lotada e interessada no avanço da região, a oportunidade de mais empregos em todo País advinda da prática da atividade turística.

“Como uma significativa economia mundial, o turismo encontra um ambiente favorável em todo Estado paulista, pois muito além de seus atrativos, a infraestrutura é a grande aliada neste processo. Vale ressaltar que temos uma Política Pública de Turismo que, somente para as 70 estâncias, o Governo investirá 267 milhões de reais em 2015. Tudo isso sem contar a potencialidade de nossos 30 circuitos e das 34 regiões turísticas prontas para bem receber seus visitantes”, completou Roberto de Lucena.

Observou o secretário em sua explanação inicial que, nesta região de 23 municípios, há duas estâncias – Batatais e Nuporanga – e que no período compreendido entre 2011 e 2015, por intermédio do DADE- Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, da Pasta do Turismo, os investimentos somam 20 milhões de reais.

Além de receber as demandas e sugestões da região para uma agenda de trabalho, o titular estadual ressaltou o foco do Gabinete Itinerante traduzido em uma verdadeira cruzada em favor dos Conselhos Municipais de Turismo. Daí o lançamento nesta manhã, do Guia de Criação e Fortalecimento desses conselhos e que foi distribuído a todas as lideranças do setor presentes ao encontro para facilitar o empenho de suas ações.

“Este trabalho itinerante que encurta distâncias, apoia programas, fortalece os circuitos e a regionalização, prepara com os conselhos o inventário turístico do Estado que será o sustentáculo do Plano Diretor do Turismo Paulista. Esperamos até o final de 2015 contarmos com 300 conselhos que serão benéficos na organização da oferta turística”, enfatizou Roberto de Lucena.

E para, cada vez mais, colocar São Paulo na vanguarda nacional, o secretário apontou em direção às feiras e eventos em que a Pasta do Turismo está presente e que funcionam como vitrines tanto para os agentes de viagens como para o público final. “Por isso a participação regional é fundamental”, disse.

Antes do encerramento do Gabinete Itinerante, os técnicos da Pasta discorreram sobre os programas implantados e que fomentam o setor em todo Estado; a importância do Cadastur para legalização de algumas atividades e do avanço da Política Pública com a recente aprovação de uma PEC que amplia o atual mercado na medida em que 140 cidades poderão se tornar de ‘interesse turístico’.

Esta ação que aconteceu no Parque Fernando Costa em Franca recebeu inúmeros prefeitos, secretários e conselheiros de turismo, convention bureaux e tantas outras lideranças que compõem o cenário paulista do setor.

Foto: Leonardo Costa

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações