Roberto de Lucena lamenta a marca de 10 milhões de desempregados no Brasil

Em pronunciamento no Plenário da Câmara, o deputado Roberto de Lucena (PV-SP) lamentou o atingimento da marca de 10 milhões de desempregados no Brasil.

De acordo com Lucena, o Brasil terminou o mês de março com o pior resultado para o mês em 25 anos, em relação ao emprego. Foram fechadas mais de 118 mil vagas com carteira assinada. “No acumulado de 12 meses, o país já perdeu 1.850.000 vagas. Com exceção do emprego público, todos os setores da economia fecharam vagas em março. Já são 12 meses consecutivos que o país demite mais do que contrata”, afirmou.

Lucena citou o último dado do IBGE, que revelou que já são mais de 10 milhões de desempregados, ultrapassando a marca histórica dos 10%, sendo que a maior perda dos postos de trabalho ocorreu na indústria.

“Nos últimos 12 meses, 4.451 indústrias fecharam as suas portas, apenas no estado de São Paulo – e aí há um conjunto de fatores contribuintes: a pesada carga tributária, que chega a ser escandalosa; a concorrência internacional predatória – inclusive sem qualquer tipo de restrição a países onde a mão de obra escrava ou análoga à escravidão é tolerada, sem qualquer tipo de resistência nos acordos comerciais bilaterais assinados pelo país; o custo de energia; os juros exorbitantes; e a dificuldade no acesso ao crédito para as pequenas e as médias empresas. Vivemos no Brasil um verdadeiro industricídio e um empregocídio!”, alertou o parlamentar.

Roberto de Lucena ressaltou que sem investimento não haverá recuperação da empregabilidade, e sem confiança em relação ao comando do Governo e as instituições, e a estabilização dos fundamentos econômicos não haverá investimento.

“Aconteça o que acontecer nos próximos dias, quando o Senado Federal decidir sobre o afastamento ou não da Presidente da República, o Brasil precisará eleger esse tema como uma de suas mais absolutas prioridades: a manutenção dos postos de trabalho e emprego, a recuperação da retração e a geração de novas oportunidades de emprego, e para isso a roda da economia precisará girar, a página dessa melancolia econômica e política precisa ser virada, prestigiando quem produz e quem trabalha, e não a preguiça”, disse o deputado verde.

Fonte: Assessoria de comunicação Lid/ Partido Verde

http://pv.org.br/2016/05/02/roberto-de-lucena-lamenta-a-marca-de-10-milhoes-de-desempregados-no-brasil/

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações