Roberto de Lucena investiga contaminação por chumbo no País

Santo Amaro da Purificação foi vítima da contaminação por chumbo

Santo Amaro da Purificação foi vítima da contaminação por chumbo

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) cobra o pagamento de indenização para reparar os danos causados aos habitantes de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, vítimas da contaminação por chumbo.

O parlamentar presidiu um grupo de trabalho na Câmara dos Deputados que analisou o caso.  Por mais de 30 anos, a Plumbum, uma das maiores mineradoras de chumbo do mundo, atuou na região e a contaminação do solo ainda afeta os moradores, principalmente as crianças.

“Estamos fazendo as aferições, os desdobramentos e os encaminhamentos. O que eu acredito é que nós estamos finalmente tirando esse caso de debaixo do tapete. Tenho certeza que, com a quebra do silêncio, a atuação da PFC do chumbo, subsidiando o Ministério Público e cobrando a reparação, a indenização, e, sobretudo, a assistência dessas pessoas vítimas da contaminação, nós teremos uma resposta efetiva para as demandas que foram apresentadas e o clamor dessa população e de todas as outras frentes que foram atingidas”, afirmou o deputado.

Roberto de Lucena é também o relator da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) nº 149/2013, conhecida como PFC do chumbo,  que vai fiscalizar os órgãos da administração direta e indireta da União responsáveis por atender a população atingida por contaminação por chumbo, em Santo Amaro da Purificação.

Ainda de acordo com o deputado foi identificado rastro de contaminação também em Adrianópolis, no Paraná; no Vale do Ribeira, em São Paulo; em Minas Gerais e, mais recentemente, no Pará.

Com informações da Rádio Câmara

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações