Roberto de Lucena homenageia Israel em sessão solene na Câmara Federal

DSC_2605“Israel é a segunda pátria de todos aqueles que se consideram cristãos”, afirmou o deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) durante a sessão solene em homenagem à Data Nacional da Criação do Estado de Israel, na manhã desta quinta-feira (19).  O evento foi realizado no plenário da Câmara dos Deputados para comemorar os 68 anos de sua instituição, no dia 14 de maio de 1948.

Em seu discurso, Roberto de Lucena explicou que Brasil e Israel vêm mantendo uma relação amigável desde o descobrimento do Brasil em 1500. Segundo ele, um dos comandantes das Caravelas de Pedro Alvares Cabral era judeu. Em 1947, o laço entre esses países foi fortalecido com a participação decisiva do Brasil na 2ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), quando o embaixador brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a sessão que criou o Estado de Israel. Todavia, o parlamentar demonstrou a sua insatisfação com o ato de rejeição da presidenta Dilma Rousseff em relação a nomeação de Dani Dayan como novo embaixador israelense em Brasília, reiterando a crise de confiança pela qual o Brasil passa.

“É uma crise formulada com componentes espirituais, pela quebra de princípios, pela relativização de valores, pelo derramamento de sangue inocente de milhões de crianças abortadas nesse país e das centenas de crianças indígenas mortas a cada ano, vítimas do silêncio desta Casa e do Governo Federal. Mas também, porque o Brasil, através de sua representação maior, virou as costas para Israel, desprezando as bênçãos advindas dessa relação, acentuada num determinado momento, com o não reconhecimento por parte do Governo Federal da indicação do Embaixador Dani Dayan”, afirmou.

Lucena ainda destacou que Israel é um país jovem. “Apesar de sua rica história milenar, tem apenas 68 anos de instituição. É uma nação amadurecida, uma democracia consolidada e uma potência com destaque no cenário mundial. Ressaltando que é a única democracia no Oriente Médio. É reconhecida, não apenas pelo seu temido poder bélico, Israel é uma potência mundial na cultura, na arte, na história, na ciência, na medicina, na engenharia, na agricultura e ressaltamos a avançada tecnologia de ponta”.

O presidente da Associação Cristã Amigos de Israel e secretário executivo da Frente Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, pastor Laurindo-Shalom, esteve presente no evento e ficou bastante satisfeito com a homenagem e com o discurso do parlamentar. “O deputado Roberto de Lucena sabe de toda a importância histórica e bíblica de Israel. Ele tem disseminado ações favoráveis a Israel no estado de São Paulo e junto às igrejas e agremiações. Ele fala daquilo que lhe é peculiar, daquilo que ele conhece e vive. Precisamos ressaltar a importância do povo judeu no Brasil. O povo judaico participou da construção dessa grande nação. Com suas ações, o deputado valoriza e fortalece os laços entre Brasil-Israel, entre Jerusalém e Brasília e entre as comunidades judaica e o povo do estado de Israel em Jerusalém”.

Por Izys Moreira – Assessoria de Imprensa

Foto: Bruno Amaral

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações