Maternidade de Arujá receberá verba federal para ampliação, diz deputado

Em reunião nesta segunda-feira, dia 28, com o prefeito de Arujá, Abel Larini, o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) confirmou a destinação de uma verba federal de R$ 500 mil para o projeto de ampliação do Hospital Maternidade Municipal. O recurso provém de emenda apresentada pelo deputado ao orçamento da União para 2012 e estará disponível no ano que vem para atender a este projeto.

No encontro com o prefeito, Roberto de Lucena prestou contas sobre outros assuntos que vem intermediando em favor da cidade de Arujá, como a questão da segurança. “Estamos inteirados das dificuldades do município quanto à segurança, temos ouvido vereadores e demais autoridades e estamos conversando com o governador Geraldo Alckmin no sentido de ampliar um pouco mais o nosso efetivo e também de melhorar as condições dos profissionais tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. Também pedimos a ele que contemple a cidade com mais unidades de creche, porque sabemos que com o aumento da população esta é uma necessidade cada vez maior. Tenho certeza de que, em breve, vamos ter novidade nestas questões”, afirmou o deputado.

Quanto à emenda para a Saúde, Roberto de Lucena disse que a cidade de Arujá está vivendo um momento muito especial de desenvolvimento, o que deve acarretar um grande crescimento populacional. “A direção para a qual o prefeito Abel Larini vem focando sua atenção neste momento é justamente no sentido de garantir a qualidade de atendimento para o futuro. Nós conversamos com a secretária Dagmar Barbosa e ela nos posicionou sobre esse projeto de ampliação do hospital municipal, que vimos com bons olhos, pois a saúde é um dos pilares essenciais do atendimento e em cima disso apresentamos a emenda ao orçamento da União”, afirmou.

Segundo o deputado, a liberação do recurso será tranquila. “Isso porque a administração Abel Larini é muito correta. O município está em ordem com todas as suas obrigações em relação ao governo federal e isso garante agilidade na liberação do recurso e nos dá segurança para trabalharmos em favor da cidade. Sou morador de Arujá há 20 anos e fico muito feliz de poder apoiar o prefeito no sentido de atender as demandas da nossa população”, disse.

O prefeito Abel não escondeu sua alegria em relação à boa notícia. “É um recurso que vem em boa hora, porque chegamos a uma estatística de 1.500 partos realizados na nossa maternidade municipal. Já estamos vendo a necessidade de promover a ampliação do hospital, mas focando a maternidade de forma mais emergencial.

Por isso, a nossa secretaria de Saúde elaborou o projeto de ampliação e temos a grata satisfação de saber que o deputado Roberto de Lucena, que é da nossa cidade, conseguiu garantir um recurso federal de R$ 500 mil para esta finalidade”, concluiu.

 

O projeto

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dagmar Barbosa Corato, trata-se de uma ampliação e reforma do centro cirúrgico e berçário do Hospital Maternidade.

Ela explicou que, com o recurso, será feita uma adequação na atual estrutura para o atendimento à demanda técnica e física da unidade. Com isso, o centro cirúrgico será ampliado em 330 metros, ganhando mais uma sala, e o berçário será reformado e ampliado em 70 metros, garantindo um berçário externo (para crianças que necessitaram retornar à unidade após terem saído dela e para aquelas que não nasceram lá) e contemplando a sala de amamentação.

“Realizamos desde a abertura da unidade 1.500 partos. A demanda tem sido crescente, inclusive de cidades da região, que têm se utilizado do nosso serviço. Essa intervenção, portanto, vai possibilitar o aprimoramento do atendimento oferecido às gestantes e bebês e aos usuários do SUS”, disse Dagmar.

 

Fonte: Jornal de Arujá

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações