Roberto de Lucena fala sobre sua presença na 51ª Festa da Uva de Vinhedo

Sr. Presidente, ilustre Deputado Inocêncio Oliveira, Sras. e Srs. Deputados, inicialmente e ainda em tempo, quero saudar todas e todos nesta retomada dos trabalhos legislativos, fim do recesso parlamentar, e desejar um bom ano, um ano de paz e bênçãos, de boa produtividade e bons resultados em prol do povo brasileiro.
No último sábado, tive a honra de participar da abertura de um dos mais importantes eventos do interior de São Paulo. Trata-se da 51ª Festa da Uva e a 3ª Festa do Vinho de Vinhedo, cidade localizada a 83 quilômetros da Capital, na Região Metropolitana de Campinas
A tradição da Festa da Uva foi encetada bem antes da emancipação política do Município de Vinhedo, quando os agricultores se juntavam para celebrar a colheita do fruto.
Foi a partir dos anos 50 que a vocação natural do Município para a cultura da uva atraiu os imigrantes italianos que fincaram suas raízes na cidade.
A Festa da Uva é atualmente o maior evento turístico e cultural da cidade, atraindo milhares de visitantes a cada ano e impulsionando a economia na região. A uva é o principal produto exportado pelo Município e que garante não só o desenvolvimento da cidade como o sustento de milhares de famílias que fazem do cultivo e comercialização da fruta sua atividade basilar.
O sucesso da produção de uva na cidade vai além da força de trabalho e clima favorável. Os produtores inovam a cada safra e fazem do cultivo um laboratório de novas ideias e experimentos de variedades mais produtivas.
Vinhedo ainda é precursora na colheita da uva Syrah, utilizada no procedimento da segunda poda, tendo como resultado um produto equiparado aos melhores da América Latina.
A Festa do Vinho também é o momento em que os produtores de Vinhedo mostram o resultado desse esforço tecnológico na busca da melhoria do produto comercializado no País e no mundo.
Ainda nessa mesma oportunidade, por ocasião da festa, tive o privilégio de participar de um momento histórico para Vinhedo, que foi o lançamento da Cidade Digital, que vai possibilitar o acesso gratuito à Internet banda larga a todos os cidadãos de Vinhedo. São mais de 40 quilômetros de cabos de fibra óptica espalhados pelos principais pontos da cidade.
Sr. Presidente, aproveito para parabenizar o Prefeito de Vinhedo, o Exmo. Sr. Milton Serafim, que, com sua visão de modernidade, sua capacidade de gestão e empreendedorismo, tem sido um líder político de extraordinária competência à frente do Executivo, oferecendo à cidade uma direção clara rumo a um futuro de prosperidade cada vez mais presente. Parabenizo, também, os arrojados produtores da região e o povo daquela importante cidade paulista que muito contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado de São Paulo.

Era o que tinha a dizer.
Que Deus abençoe o Brasil!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações