Roberto de Lucena discursa na entrega do Prêmio Transparência

 

Confira o texto na íntegra do discurso em Plenário do deputado federal Roberto de Lucena sobre o Prêmio Trasnparência da Câmara dos Deputados dia 13 de novembro de 2012.

Exmo. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares,

A presente Sessão Solene representa muito. Trata-se verdadeiramente de um culto. E aqui estamos cultuando certos valores que são caros para toda a sociedade brasileira e que devem ser cotidianamente considerados e enaltecidos nesta Casa, do alto desta tribuna, nos gabinetes, nos bastidores, nos corredores: a honestidade, a idoneidade, a responsabilidade e a ética.

Valores defendidos aqui até as últimas consequências por grandes brasileiros que passaram por esta Casa, a exemplo de Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Mário Covas, Franco Montoro e outros tantos nomes, nomes como o de Moacir Micheletto, cuja memória e história é aqui homenageada.

Valores que devemos continuar defendendo; bandeira que devemos continuar empenhando, por amor ao Brasil.

Estamos falando de honestidade. Estamos falando de enfrentamento à corrupção em todos os níveis e do enfrentamento à cultura da corrupção.

E aqui, Sr. Presidente, celebramos a “transparência como instrumento de combate à corrupção”.

Quero saudar a Ministra Eliana Calmon Alves, aqui presente e homenageada. E na minha saudação registro a minha admiração e meu orgulho pela sua atuação como Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, que fez dela um ícone, uma referência para essa geração, para aqueles que amam o Brasil, que respeitam o Brasil.

Quero saudar ao Prefeito de São Paulo, Doutor Gilberto Kassab e cumprimentá-lo pelo prêmio que ora recebe.

Parabéns Deputado Guilherme Campos, competente líder do PSD, pela feliz e oportuna iniciativa da indicação do Prefeito Gilberto Kassab.

Foi dele a iniciativa pioneira, ainda em 2009, antes, portanto, de a Lei de Acesso à Informação entrar em vigor, de a Prefeitura divulgar on-line os dados da administração municipal.

Os benefícios alcançados com a prática da transparência permitem o engajamento da sociedade no controle social dos gastos públicos, na fiscalização.

O povo paulista sente-se homenageado através desta homenagem que a Câmara dos Deputados, por intermédio da Comissão de Fiscalização e Controle rende a Vossa Excelência Prefeito Kassab.

Estou absolutamente convencido de que a história lhe fará justiça, reconhecendo em V. Exa um dos melhores e mais competentes prefeitos da capital bandeirante, em todos os tempos.

Falar em Gilberto Kassab é sinônimo de falar de um dos mais importantes líderes políticos brasileiros. E é em seu nome que cumprimento a todos os demais homenageados. E o faço também em nome da União Geral dos Trabalhadores – UGT, e da Bancada do Partido Verde.

Comemoro, portanto, a terceira edição do prêmio Transparência e Fiscalização Pública.

Que Deus abençoe o Brasil!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações