Roberto de Lucena destaca anúncio feito pelo governador Geraldo Alckmin sobre investimentos na região de Santos e sobre a audiência pública a respeito da endometriose. Deputado ressalta a importância de políticas públicas em prol de mulheres atingidas pela doença

Sr. Presidente, ilustre Deputado Amauri Teixeira, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, na data de hoje o Governo do Estado de São Paulo transferiu a sua sede para a cidade de Santos, em função de que faz 250 anos do nascimento de José Bonifácio de Andrada, santista de nascimento, em 13 de junho de 1763.
Naturalista, estadista e poeta brasileiro, José Bonifácio de Andrada é conhecido como Patriarca da Independência, por ter sido uma pessoa decisiva na construção do processo da independência do nosso País.
Em Santos, na data de hoje, o Governador Geraldo Alckmin está anunciando grandes investimentos para toda a região.
Entre esses investimentos, quero destacar a comunicação feita pelo Governador, a implantação do restaurante Bom Prato, no Município do Guarujá. Uma conquista da Prefeita Maria Antonieta de Brito, do Legislativo Municipal e de toda a população.
Quero agradecer ao Governador Geraldo Alckmin por este investimento e quero comemorar juntamente com toda a população, sobretudo com aqueles vulneráveis socialmente que serão contemplados, assistidos e atendidos por mais essa realização.
Sr. Presidente, aproveito ainda este momento que assomo à tribuna para comunicar que, nesta manhã, realizamos, no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família, uma audiência pública de extraordinária importância, que discutiu, Deputada Margarida Salomão, o tema endometriose. É uma doença que se supõe afetar 6 milhões de brasileiras. Grande parte desse número impressionante, na verdade, ainda não recebeu o diagnóstico da doença. Aproximadamente 200 mil mulheres, no Brasil, foram diagnosticadas, estão sendo acompanhadas e tratadas.
Necessário se faz um grande esforço. Há muito interesse do Governo Federal, Deputado Amauri Teixeira, através do Ministério da Saúde, em estabelecer, em construir políticas públicas que objetivem, exatamente, a atenção, o cuidado às vítimas, às pacientes da endometriose, que são, sobretudo, vítimas da desinformação em nosso País.
Da audiência pública de hoje, estamos, na data de hoje ainda, dando entrada a uma Frente Parlamentar que tratará desse assunto – a endometriose – nesta Casa. Inclusive, Deputada Margarida Salomão, quero convidá-la para fazer parte dessa Frente e, conosco, ser uma das coordenadoras desse movimento. O Deputado Amauri Teixeira subscreveu essa Frente.
Nós estamos propondo a data de 8 de maio, mês da mulher, como o Dia Nacional da Endometriose. Estamos fazendo algumas indicações ao Executivo, para que possamos, Deputado Amauri Teixeira, prestar melhor assistência a essas pacientes da endometriose.
Trabalharemos, com o apoio de V.Exa., na Comissão de Seguridade Social e Família, para que a Comissão possa oferecer uma emenda de Comissão, a fim de que, no Orçamento de 2014, nós tenhamos uma rubrica e, nessa rubrica, a condição de que o Ministério da Saúde possa fazer investimentos em centros de referência em todo o Brasil para treinamento e capacitação do profissional médico, para investimento em tecnologia, investimento em equipamentos e, sobretudo, campanhas de esclarecimento da população.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Que Deus abençoe o Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) – Muito importante a iniciativa de V.Exa.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações