Deputado comemora aprovação da PEC do Voto Aberto em 2º turno

  Roberto de Lucena declara apoio à PEC do Voto Aberto

 

O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) comemorou a aprovação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 349/01), que acaba com o voto secreto em todos os tipos de votação. A proposta vale para as deliberações da Câmara Federal, do Senado, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores.

Roberto de Lucena avaliou que a aprovação da PEC 349 foi uma oportunidade que o Congresso Nacional teve para entrar em sintonia com os anseios do povo brasileiro. “A sociedade deseja ver transparência nos atos desta Casa e nos seus representantes”, disse enfatizando que “ou o Congresso acabava com o voto fechado ou o voto fechado acabava com o Congresso”.

A PEC foi aprovada em segundo turno, por 452 votos a favor e nenhum contra, e seguirá para o Senado, onde também será votada em dois turnos. Em 2006, os deputados já tinham aprovado, por unanimidade (383 votos), a PEC em primeiro turno.

Eleições

Se a PEC também for aprovada no Senado e promulgada, outras votações secretas previstas no Regimento Interno da Câmara dos Deputados passarão a ser abertas. Entre elas, a eleição do presidente e demais integrantes da Mesa Diretora, do presidente e vice-presidentes de comissões permanentes e temporárias, dos membros da Câmara que irão compor a Comissão Representativa do Congresso Nacional durante o recesso parlamentar e dos dois cidadãos indicados para integrar o Conselho da República; e nas demais eleições.

 

Foto: Beto Oliveira/Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações