Deputado Roberto de Lucena comemora IDHM conquistado pela ciade de Arujá

De acordo com o Programa das Nações Unidas, Arujá é tem o melhor IDH do Alto Tietê

De acordo com o Programa das Nações Unidas, Arujá tem o melhor IDH do Alto Tietê

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) comemorou a boa colocação conquistada pela cidade de Arujá no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Recentemente divulgados, ds dados mapeados pelo Pnud que estão compilados no “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, indicam importantes avanços no que diz respeito ao bem-estar dos moradores da região do Alto Tietê, em São Paulo. O IDHM mede a qualidade de vida em cada cidade e, consequentemente, em cada região e Estado.

De acordo com o “Atlas 2013”, o IDH dos municípios vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. Segundo o atlas, Arujá tem IDHM de 0,784, o melhor da região. Na segunda colocação aparece Mogi das Cruzes com IDHM de 0,783. Poá ficou em 3º com IDHM 0,771.

O deputado Roberto de Lucena verificou com satisfação que a cidade de Arujá é a cidade do Alto Tietê que possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Neste ano o indicador “educação” se tornou mais rigoroso ao exigir mais escolaridade para que um município tenha IDH maior.

“Isso significa que Arujá está no caminho certo, priorizando a educação, permitindo o acesso de pessoas de todas as idades aos estudos. Além dos investimentos na educação fundamental, o governo municipal abriu as escolas aos adultos, através do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, afirmou Roberto de Lucena.

“É claro que ainda é preciso avançar muito mais, na saúde, segurança e infraestrutura. O crescimento populacional e a conclusão das obras do Rodoanel Norte, que passará por Arujá, trazem novos desafios. Mas os dados mostram que um caminho de sucesso já foi traçado. Agora é preciso seguir em frente”, finalizou.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações