Outubro Rosa: deputado chama atenção das mulheres para prevenção ao câncer da mama

Roberto de Lucena chama atenção para prevenção ao câncer da mama

 

O deputado federal Roberto de Lucena ressaltou, na Câmara dos Deputados, a importância do diagnostico precoce para o combate do câncer de mama. A iniciativa do parlamentar faz parte do movimento mundial Outubro Rosa, que busca a diminuição dos índices de mortalidade do câncer de mama. Em todo o País, prédios públicos e privados estarão com iluminações em cor-de-rosa, a partir desta terça-feira (01/10), para lembrar a campanha que este ano tem como slogan “Acenda sua consciência”.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as estimativas para o ano de 2013 apontam a ocorrência de mais de 518 mil casos novos de câncer, dentre os quais se destaca a importância do câncer de mama.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades dos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando-as como “Outubro Rosa”. A iniciativa tomou tal popularidade que alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre.

O movimento chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa.

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações