Em Brasília, o deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) ressaltou a importância da data em que se celebra o Dia do Coração Aquecido ou Coração Abrasado. Comemorado mundialmente no dia 24 de maio, é a data em que se exalta a experiência espiritual vivida por John Wesley, a qual mudou a sua vida.
John Wesley viveu na Inglaterra no século XVIII. Foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista. No dia 24 de maio de 1738, na rua Aldersgate, em Londres, Wesley passou por uma experiência espiritual extraordinária, a qual foi narrada em seu diário e replicada mundialmente: “Cerca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”.
Roberto de Lucena, que também é pastor evangélico, explica que o impacto dessa experiência se desdobrou em influência positiva por toda a Europa, repercutindo no mundo todo até os dias de hoje. Segundo ele, são mais de 80 milhões de metodistas no mundo. No Brasil, são diversas as igrejas que possuem raiz wesleyana, a exemplo da Igreja Metodista do Brasil, da Igreja Metodista Livre, da Igreja Metodista Wesleyana, Exército da Salvação, Holiness Igreja Evangélica e Igreja do Nazareno, entre outras. “Todas essas igrejas têm em comum, nos seus princípios, a busca da santidade. A santidade espiritual, a santidade da palavra. Desde Wesley, as igrejas têm a visão do evangelho integral, de estar presente na comunidade e de ser resposta às suas necessidades”.
Segundo o deputado, vários eventos importantes para a população global foram promovidos por meio da influência dos ensinamentos advindos da experiência de John Wesley, entre eles, a abolição da escravatura. “Um dos discípulos de Wesley, o parlamentar William Wilberforce propôs a lei que extinguiu a escravatura e proibiu o tráfico dos navios negreiros na Inglaterra. O primeiro programa de distribuição de renda do mundo aconteceu a partir da igreja metodista, que arrecadava recursos e depois distribuía entre os mais desfavorecidos. O modelo de educação metodista até hoje influencia o sistema educacional mundial”, destaca Lucena, apresentando como exemplo a Universidade Metodista em São Paulo.
Em 2011, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei (PL de n.º 1413/2011) que institui o Dia Nacional do Metodismo Wesleyano. Tramitou pela Câmara e está no Senado pronto para ser votado. “É exatamente uma homenagem a esta família Wesleyana espalhada no mundo todo que, além de levar os princípios do evangelho, da pregação da palavra de Deus, leva também um grande trabalho social desenvolvido em todas as frentes em diversos segmentos sociais. É muito importante hoje fazermos um reconhecimento, desta data que é um referencial nesse momento em que o mundo e o Brasil vive uma crise de referenciais”, finalizou Roberto de Lucena.
Por Izys Moreira – Assessoria de Imprensa
Foto: divulgação na internet