Deputado aprova moção de repúdio ao governo dos EUA por suspeitas de espionagem

Roberto de Lucena aprova moção de repúdio ao governo dos EUA por suspeitas de espionagem

 

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) votou sim para a moção proposta pelo PT e assinada pelos líderes do PMDB, do PV, do Psol e do PCdoB de repúdio ao governo dos Estados Unidos contra a espionagem de agências norte-americanas de inteligência sobre empresas e pessoas brasileiras. A moção foi uma resposta às denúncias feitas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden de que a Agência Nacional de Segurança Norte-Americana (NSA) manteve escritórios no Brasil para monitorar a comunicação de empresas e de cidadãos brasileiros.

“Diante da gravidade desse fato, o Poder Legislativo não poderia ficar omisso”, defendeu Roberto de Lucena, lembrando que as atividades de espionagem atentam contra a soberania nacional.

 

Trechos da moção

“A imprescindível luta contra o terrorismo, na qual o Brasil está firmemente empenhado, não justifica violações do estado de direito e dos direitos humanos, o que é explicitamente proibido por convenções basilares do direito internacional público”.

“Externamos o nosso apoio às iniciativas do Estado brasileiro, que pretende levar este grave caso à consideração da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Internacional das Telecomunicações (UIT). Declaramos, ademais, nossa concordância com as iniciativas destinadas a criar uma agência multilateral, no âmbito do sistema das Nações Unidas, para gerir e regulamentar a rede mundial de computadores, poderoso instrumento de uso compartilhado da humanidade. Por último, externamos a nossa apreensão com a segurança do cidadão norte-americano Edward Snowden, que está refugiado, há dias, no aeroporto de Moscou”.

 

Foto: Beto Oliveira/Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações