Redução da poluição: deputado elogia inspeção veicular em São Paulo

A metrópole mais populosa do país, com cerca de 11,24 milhões de habitantes, tem uma frota que atinge cerca de 7 milhões de veículos.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (01), o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), representando a bancada do Partido Verde, destacou as medidas do Secretário do Meio Ambiente e do Verde do município de São Paulo, Eduardo Jorge, no desenvolvimento de ações que visam reduzir a emissão gases na capital paulista.

A medida prática tomada foi a vistoria em cerca de 3,5 milhões de veículos, no período de um ano, ou seja, metade da frota paulistana. “Isto representou, efetivamente, com as devidos ajustes operacionais dos motores, uma redução de poluentes equivalentes a emissões causadas por 1,5 milhão de veículos, o que para a população da cidade, significou uma qualidade de vida superior, com uma diminuição expressiva das internações hospitalares por problemas respiratórios”, disse o deputado.

O Brasil contribui com cerca de 3% da emissão de gases na atmosfera, dos quais 25% são oriundos da queima de combustíveis fósseis e 75% de queimadas e incêndios florestais. “É importante e vital a adoção de medidas e programas por parte do governo brasileiro, além da participação de toda sociedade e segmentos envolvidos, para diminuir e inibir o avanço dos processos que levam ao aquecimento global”, alertou.

O vice-líder do Partido Verde destacou ainda a passagem do Líder, Sarney Filho, pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo CONAMA, das quais saíram importantes resoluções que tratam da inspeção veicular.

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações