Parlamentar cobra revisão da política externa brasileira com relação à Bolívia

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, vejo com muita preocupação a situação do Senador boliviano Róger Pinto Molina, que solicitou ao nosso País asilo político. Passados mais de 90 dias, ainda aguarda a liberação do Governo da Bolívia, na Embaixada brasileira em La Paz.
Parabenizo a Presidenta Dilma Rousseff por sua sensibilidade, na decisão de conceder ao Parlamentar boliviano guarida em nosso País. O Senador Róger pertence à oposição ao Governo daquele país e se sente perseguido.
Na última terça-feira, dia 26, recebemos, no Congresso Nacional, uma comissão de parlamentares bolivianos que afirmaram, alto e bom tom, que o Presidente da Bolívia Evo Morales não respeita a soberania do Brasil e que não garante o salvo-conduto ao Senador.
Um dos parlamentares, o Exmo. Sr. Adrián Oliva Alcázar, que conheço e admiro pela determinação, pela seriedade, pelo compromisso com a população do seu país, pelo seu amor pela Bolívia, afirmou que o Senador Molina entregou ao Presidente Evo um documento que comprovaria a ligação de funcionários do alto escalão do Governo com o narcotráfico. Estranhamente, depois dessa denúncia, o Senador começou a ser perseguido, Deputado Átila.
A situação só faz agravar o relacionamento entre os dois países que começou a ser arranhada com a retirada da PETROBRAS daquele país e com a hostilidade a empresários e agropecuaristas brasileiros radicados na Bolívia.
As informações que temos tido recentemente pela imprensa dão conta de que casas de brasileiros têm sido incendiadas e de que brasileiros têm sido ameaçados, têm sofrido diversas formas de prejuízos, de ameaças e de pressões na faixa da fronteira do lado da Bolívia.
Defendo que o Brasil reveja a sua política externa com a Bolívia e que seus interesses comerciais e políticos, claro, não sejam prejudicados por decisões unilaterais. Apesar de ser um grande, bom e interessante parceiro comercial, a Bolívia ainda está em dívida no que diz respeito ao enfrentamento ao narcotráfico na região.
A droga produzida lá é fonte de abastecimento no Brasil e vem envenenando nossos jovens e destruindo milhares de lares, milhares de famílias. Queremos que o Presidente Evo Morales respeite a decisão do Brasil em conceder asilo político ao Senador Róger Pinto Molina, em nome da democracia e da harmonia entre os países vizinhos.
Era o que tinha a dizer Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares.
Muito obrigado.
Que Deus abençoe o Brasil.

Compartilhe:

Receba nossas Informações