O mundo celebra o “Dia do Turismo”

 

Governador Geraldo Alckmin e o secretário Roberto de Lucena

Governador Geraldo Alckmin e o secretário Roberto de Lucena

Na ordem do dia, o turismo tomou conta do mundo se considerarmos que mais de um bilhão de pessoas no planeta fizeram suas malas e foram viajar para algum destino no ano passado. Temos muito para comemorar, em especial hoje, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto.

Nossa certeza de que o turismo é uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade vai muito além, pois ele garante o desenvolvimento de inúmeras áreas, movimenta a economia mundial, promove a transformação de espaços geográficos, valoriza os elementos históricos, preserva o ambiente e alavanca o setor profissional dos atores envolvidos no setor.

Em nosso Estado, a grandiosidade do turismo é resultado de um contínuo desenvolvimento que se traduz numa moderna e eficaz infraestrutura capaz de bem receber seus visitantes que passam da casa dos 45 milhões por ano.  À parte do volume registrado de turistas nos 622 quilômetros de praias, 21 milhões por ano, São Paulo é um Estado que contempla todos os segmentos do Turismo, muito além de Sol e Praia. Temos o Ecoturismo (caminhadas, observação de pássaros, fauna e turismo em cavernas); Cultural (arqueologia, étnico, festas populares, intercâmbio, cidades e patrimônio); Esporte (canyoning, futebol, golfe, mergulho, motos, pesca esportiva, rafting, surfe, trekking, vela, vôlei de praia e voo livre) e Negócios e Eventos.

Esta vocação natural que o Estado tem para o turismo – atividade que cumpre importante papel social na medida em que é geradora de emprego e fator de progresso, tanto na expansão do comércio, como na qualificação de agentes públicos e privados resulta em 30 consolidados circuitos e roteiros em solo paulista.

Estamos na vanguarda do turismo brasileiro.Uma sucessão inesgotável de atrativos fazem parte da vitrine paulista do setor, com mostras de um ordenamento que hoje conta com 210 municípios indutores da atividade turística: 70 Estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico. Temos orgulho desta pujança paulista em especial agora que vivemos um momento estratégico de oportunidades para o turismo.

Viva o Estado de São Paulo!

Viva o Turismo!

Roberto de Lucena,
Secretário de Turismo do Estado de São Paulo

descubra_sp_main

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações