Evento discute acesso mundial à internet e tecnologias

Um mundo, uma rede, uma visão. Esta foi a premissa do Fórum de Governança da Internet, evento internacional realizado na Capital da Alemanha, Berlim, nesta semana. O encontro reuniu milhares de representantes dos Governos das Nações Unidas, instituições da sociedade civil, reguladores, pesquisadores e especialistas em tecnologia para discutir o acesso da população mundial à internet e os desafios relacionados ao desenvolvimento tecnológico a serem enfrentados até o ano de 2030.

Secretário de Transparência e membro titular do Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara, o deputado federal Roberto de Lucena participou do evento. O parlamentar, que retornou à Brasília nesta quinta-feira, disse que os principais temas discutidos no encontro se referem à inteligência artificial e à segurança cibernética. “Temos desafios globais relacionados à tecnologia e ao uso da Internet. Precisamos ampliar e garantir acesso, com o cuidado de não aumentarmos as divisões políticas e sociais”, afirmou Lucena.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil está promovendo uma série de debates, com os temas: proteção das crianças no ambiente online, a construção de sistemas de inteligência artificial e o papel dos algoritmos nos processos eleitorais.

Inteligência Artificial

As discussões sobre o emprego de inteligência artificial, tema central dos debates do Fórum, abordaram aspectos como governança de dados, princípios e diretrizes éticas no uso das aplicações e respeito à promoção de direitos humanos, para impedir discriminações e outras consequências prejudiciais.

A necessidade de regras para as plataformas digitais, como Google e Facebook, e o uso de informações pessoais também foi uma das questões tratadas no evento.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações