Luta Contra o Câncer: Congresso presta homenagem à campanha Outubro Rosa

 

O Congresso Nacional realiza hoje, 1º de outubro, uma Sessão Solene no Senado Federal em homenagem à campanha Outubro Rosa, evento mundial para lembrar às mulheres que é preciso se prevenir contra o câncer de mama. Depois da Sessão, que será às 18h, o prédio do Congresso Nacional será todo iluminado com a cor rosa.

A Casa também terá durante todo o mês de outubro uma série de eventos para lembrar a necessidade de prevenção da doença. Em Brasília, os prédios públicos vão se vestir de luzes rosa durante todo o mês.

O tema de 2012 da Campanha Outubro Rosa  é “Toque de Coragem – Nós acreditamos em um mundo sem câncer de mama. Acredite Também”.

Em São Paulo, o Masp, cartão postal da cidade, localizado na Avenida Paulista, é o local escolhido para a edição de 2012. A ação acontece hoje, a partir das 20h.

O nome Outubro Rosa – do mês internacional do combate ao câncer de mama – remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades.

 

Do laço aos prédios e monumentos

A popularidade da Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.  A ação é realizada desde o ano 2000, quando importantes monumentos históricos pelo mundo inteiro foram iluminados.

 

A campanha

Criada em 1997 nos Estados Unidos, a campanha teve seu modelo copiado por ONGs ligadas à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).

No ano passado, o Cristo Redentor , um dos símbolos brasileiros, recebeu a cor rosa, além de outros edifícios e monumentos em São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Blumenau, Florianópolis e Ouro Preto.

O movimento conta, ainda, com o “Rosamóvel”, um espaço itinerante que levará informações e serviços para diversas regiões brasileiras.

 

Edição 2012

A iluminação do Masp será realizada com uma projeção mapeada, numa área total de 700 metros quadrados, utilizando três projetores de 30.000 lumens com processadores de imagem e integração desses processadores de imagem com redes sociais.

 

Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil – 10 mil ao ano. Estima-se que, até o fim deste ano, sejam detectados mais 50 mil novos casos de câncer de mama.

Diante dos números crescentes, a cada ano mais países adotam o movimento. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem em decorrência da enfermidade.

 

Foto: Google Imagens

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações