Lei da Ficha Limpa e trabalho do Tribunal Superior Eleitoral são temas de discurso do deputado Roberto de Lucena após as eleições 2012

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, minhas amigas e meus amigos, nas últimas semanas acompanhamos o inegável avanço do processo eleitoral brasileiro. As eleições representam o apogeu da democracia em qualquer nação. No Brasil – a maior democracia de massas do mundo, com 140 milhões de eleitores -, ocorreram de modo exemplar, pelos avanços tecnológicos, pela rica discussão democrática entre os candidatos, pela forma pacífica como ocorreu todo esse processo e pela singular missão que o cidadão brasileiro abraçou com liberdade e responsabilidade: escolher seus representantes e assinalar o seu futuro.
A Lei da Ficha Limpa estabeleceu novos padrões éticos em 2012, resultado de manifestação clara, que surgiu do seio da sociedade, contra a corrupção. É claro que estamos vivendo um momento diferenciado, que gera situações ainda inusitadas, que demandam respostas da nossa Justiça Eleitoral. Possivelmente, Deputado Praciano, essa legislação ainda será aperfeiçoada, a partir dos seus impactos nas eleições de 2012. Pode ser que tenham ocorrido injustiças, que tenhamos de pontuar melhor algumas situações e promover ainda mudanças culturais que possibilitem a criminalização de condutas deploráveis, que muitas vezes podem influenciar de forma errada o eleitor brasileiro.
Quero, Sr. Presidente, de forma muito especial, cumprimentar, na pessoa da nossa dedicada e competente Ministra Carmem Lúcia, os responsáveis pela excelência dos trabalhos realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Esses trabalhos são destaque na imprensa internacional, em razão do clima de tranquilidade em que transcorreram as eleições e também do refinamento tecnológico do nosso sistema de apuração dos votos. No domingo, dia 7 de outubro, pouco depois das 20 horas, a Justiça Eleitoral já havia apurado mais de 90% das urnas. A urna com leitor de identificação biométrica obteve sucesso e foi utilizada quase que integralmente em algumas localidades.
Também destaco o importantíssimo papel da imprensa brasileira nas eleições. A imprensa livre, que caminha junto com o aprimoramento das instituições, com a valorização do voto livre e consciente do eleitor, é fundamental para garantir a solidez do nosso processo democrático.
Sr. Presidente, ao comemorar a forma madura, tranquila e soberana com que foram realizadas as eleições no País, não posso deixar de registrar a minha alegria com o resultado obtido na minha cidade natal, a minha querida Santa Isabel, em São Paulo. Foi a vitória do povo isabelense, que optou pela mudança, pela vocação de grandeza do nosso Município, ao depositar a sua confiança na coligação Para o Bem de Santa Isabel.
Santa Isabel tem 85% da sua área territorial considerada de preservação ambiental. Precisamos garantir recursos para o desenvolvimento da cidade e da região e elevar a qualidade de vida do nosso povo.
Lá, um padre e um pastor se uniram, deram as mãos, passaram por cima de toda e qualquer diferença e se colocaram à disposição do povo. Parabenizo, pela eleição, o Padre Gabriel e o Pastor David, nosso novo Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente, ambos do Partido Verde. Tenho certeza de que essa união representa um grande tempo, um tempo de desenvolvimento, um tempo de conquistas para o povo isabelense!
Sr. Presidente, aproveito esta oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram para, neste processo eleitoral, fortalecer a nossa luta, a nossa missão, em defesa da vida, da família, da justiça social, do trabalhador e do meio ambiente.
Desejo que todo esse sucesso se repita também naquelas cidades em que ainda haverá segundo turno, porque ele representa a vitória de todos nós, a vitória do espírito democrático, a vitória do Brasil!
Desejo boa sorte e pleno êxito aos eleitos.
Manifesto minha solidariedade àqueles que não alcançaram o êxito esperado, àqueles que não se elegeram.
Que Deus abençoe todos nós! Que Deus abençoe o Brasil!
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Era o que eu tinha a dizer.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações