Índios Tupinambá solicitam apoio de Roberto de Lucena para demarcação de terras

Nesta terça-feira, dia 30, o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) recebeu em seu gabinete, em Brasília, representantes da tribo Tupinambá. Sediados em Ilhéus, no sul da Bahia, os índios solicitaram apoio do deputado para que sejam atendidos pelo Ministério da Justiça e pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na busca de uma solução para a demarcação terras que, segundo os indígenas, pertence a eles desde a época do descobrimento do Brasil.

Segundo a cacique Aurelice, outras tribos são atendidas pelo Ministério. “Quando tentamos marcar uma audiência nunca somos atendidos. Gostaria de saber por qual motivo”, disse a líder.

De acordo com os índios, com o passar dos anos, a tribo foi ficando ilhada pelo avanço dos posseiros. Dos 47 mil hectares propostos para a demarcação, hoje restam apenas 6 mil hectares.

Além disso, eles reclamam do clima tenso na região por conta da luta do povo indígena pela posse das terras, já ocupada por outros “donos”.  As denúncias dão conta da ação de grupos armados para a intimidação dos povos indígenas. Além dos Tupinambá, os Pataxó Hã Hã Hãe também denunciam ameaças.

O deputado Roberto de Lucena disse que está atento à situação dos índios e os encaminhou à Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas. “Os índios são as primeiras referências de nosso País e merecem total atenção e respeito”, disse.

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações