Homenagem do deputado Lucena aos profissionais pelo Dia do Taquígrafo

Lucena presta homenagem pelo Dia do Taquígrafo - 03 de Maio

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,
Em homenagem aos primeiros profissionais de Taquigrafia no Brasil, comemora-se no dia 3 de maio o Dia do Taquígrafo. Essa foi a data em que se iniciaram  com os trabalhos e foram feitos os primeiros registros taquigráficos, durante a Assembléia Constituinte de 1823, quando de prepararam as bases da primeira Constituição Brasileira.
A evolução da taquigrafia no Brasil coincide com a História do país.
O ofício estendeu-se aos três Poderes e até hoje a taquigrafia é atividade essencial para a memória e transparência da vida pública no país. Revestidos de fé pública, os taquígrafos atestam e dão materialidade à palavra. Seu trabalho silencioso perpetua no tempo o que a oralidade do discurso poderia apagar; seu compromisso com a isenção garante a lisura e a integridade do processo democrático.
Aqui na Casa o Departamento de Taquigrafia tem um quadro composto de 188 servidores e tem como atribuição regimental promover o registro taquigráfico dos debates e votações ocorridos durante os trabalhos bem como a sua divulgação, na íntegra, no Portal da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.
Em 2010, por exemplo, foram registradas 663 horas de discursos proferidos em 321 sessões de Plenárias de debates e votações ou homenagens, mais de 1,8 mil horas de reuniões em Comissões, inclusive Audiências Públicas. São mais de 800 mil horas de sumários de discursos produzidos durante os debates e votações em sessão plenária ou de Comissão, desde 1946.
Esses trabalhadores silenciosos, discretos, quase imperceptíveis, mas tão imprescindíveis, aqui nessa Casa e em todo o Brasil merecem o nosso respeito, nossa admiração e os nossos aplausos!
Dedico a eles em meu nome e em nome da Bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados e as minhas mais sinceras homenagens.
Senhor Presidente, era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações