Especialistas discutem boas práticas em Gestão de Riscos na Câmara

A aplicação de boas práticas de gestão de riscos em órgãos e empresas públicas foi o tema do evento promovido pela Secretaria da Transparência, nesta sexta-feira (23), na Câmara dos Deputados. O seminário “Gestão de Riscos no Setor Público e Temas da Atualidade” trouxe um importante debate sobre o assunto, tendo em vista experiências e resultados apresentados no setor público.

“Gerenciar riscos é lidar com incertezas. No início de qualquer projeto, não sabemos quais serão os problemas a serem enfrentados, mas eles estão lá, à nossa espera. Por isso precisamos sempre nos antecipar”, afirmou o Secretário da Transparência, deputado Roberto de Lucena, em mensagem enviada aos participantes. O parlamentar estava cumprindo agenda em Campinas, SP.

Diversos especialistas falaram sobre Gestão de Risco e Comunicação, Tecnologia e proteção de dados, entre outros temas. A chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Cássia Botelho, foi uma das palestrantes, e apresentou resultados de gestão colhidos em um trabalho de Mestrado.

“É preciso ter maturidade na gestão de riscos e também na gestão estratégica. Cada organização tem a sua prática e suas experiências individuais. Para gerir riscos corporativos, é preciso partir sempre de lições apreendidas”, pontuou.

Já o Professor João Luiz Pereira Marciano, auditor e secretário de Controle Interno da Câmara, chamou a atenção para as variáveis “risco” e “oportunidade” fundamentais para gerir riscos, além das ações de prevenção. “Como você espera melhorar naquele processo, se você executa ele sempre da mesma forma? Dados, estatísticas e séries históricas são muito importantes para prevenir riscos”, reforçou aos participantes.

Uma breve apresentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 2018, também foi tema de um dos painéis.

Por Assessoria de Comunicação
Rafael Secunho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Receba nossas Informações