Em nome do PV, Roberto de Lucena solicita proteção à família dos extrativistas assassinados no Pará

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na última semana, representando o Partido Verde – PV, encaminhei ofício ao Ministro da Justiça, solicitando providências urgentes com relação às recentes ameaças à família dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados em 24 de maio deste ano no Pará.
Na madrugada do dia 18 de agosto, Sr. Presidente, foram disparados tiros na casa de Laíssa, irmã de Maria, que fica no assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna, no Pará, vizinho onde morava o casal morto. Os disparos atingiram o cachorro da família. Na residência encontrava-se apenas seu marido, conhecido como Zé Rondon, uma vez que Laíssa e seus filhos tiveram que se mudar por falta de segurança.
No ofício encaminhado solicitamos que sejam determinadas providências para garantir proteção aos familiares dos extrativistas mortos, além de medidas de segurança para os moradores da região, que vivem sob clima de insegurança, já que a Força Nacional não está mais no local.
Felizmente, naquela ocasião ninguém foi ferido. Mas o medo permanece, uma vez que, antes do assassinato de José Cláudio e sua esposa, os pistoleiros os intimidaram do mesmo modo.
Registro que a Polícia Civil identificou o mandante e os assassinos. Depois de muita pressão, o juiz expediu ordem de prisão para eles. Porém, até hoje, esse mandado não foi cumprido. Os criminosos estão na região e transitam livremente no assentamento, ainda mais que a Força Nacional não está mais no lugar.
O medo, portanto, é uma constante para as pessoas inocentes e, principalmente, para os parentes de José Cláudio e Maria do Espírito Santo. Os criminosos sabem que os familiares dos líderes extrativistas mortos estão fazendo esforços para punir os assassinos, federalizar o inquérito. Por isso “anunciam” mais mortes.
Solicitamos ao Ministro da Justiça que determine providências para garantir proteção aos familiares dos extrativistas mortos e que adote medidas de segurança para os moradores da região.

Assim, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, estamos na esperança de que a paz volte a reinar naquela localidade, e aqui estaremos acompanhando o desfecho desse triste episódio.
Chega de violência no campo! Chega de tanto sofrimento neste País!
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para registrar o impactante lançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Vítimas de Violência, realizada nesta Casa hoje, presidida pela Deputada Keiko Ota, que materializa a busca da justiça, e não vingança, por parte daqueles que viram em suas famílias essa violência abrupta que a cada dia abre uma nova ferida na alma do povo brasileiro.
Parabéns à Deputada Ota pela sua luta e àqueles que fazem da sua dor o combustível para a luta na construção da paz.
Que Deus abençoe o Brasil!
Era o que eu tinha a dizer.

Compartilhe:

Receba nossas Informações