Em nome de Dona Lázara, parabenizo todos os professores do Brasil!

diadoprofessor3

Professor, Parabéns pelo seu dia!

A Dona Lázara foi minha professora. Um anjo em minha vida! Me lembro do nosso primeiro encontro. Eu estava diante da porta de sua sala, com os olhos marejados, assustado, envergonhado. Tinha sido considerado “fraco” para estar com a classe onde havia iniciado os estudos da minha primeira série, uma semana depois do começo das aulas, e ali estava, levado pela minha primeira professora.

Dona Lázara me acolheu generosamente. Me protegeu com o olhar. Agradeceu à professora que me levou para ela. Pegou meu material. Levou-me para uma carteira próxima a sua mesa.

Eu era uma criança tímida, introvertida. Ela foi me assessorando dia a dia com sua atenção, seu cuidado, sua doçura. Confiava nela. Elegeu-me seu secretário, e meu papel era o de recebê-la na chegada e acompanhá-la na saída, visto que a rua em que morava com sua família era caminho para a minha casa.

Para me dar aulas de reforço, me fez acreditar que precisava de minha ajuda para corrigir as lições dos meus colegas. Ela investiu em mim! Hoje entendo que me havia tornado um desafio para ela desde o primeiro momento, quando ela ouviu que eu só podia estar ali, na turma mais fraca da escola. Graças a ela fui superando as minhas próprias limitações.

No final daquele ano houve uma gincana na escola – uma espécie de campeonato de conhecimento, entre todas as turmas da primeira série. Que fantástico! Competiam no final as duas classes: a “mais forte e a mais fraca”. Eu representava a segunda. Dona Lázara estava sentada à uma mesa ao lado da minha primeira professora. Quando eu respondi a última pergunta, ganhando para a classe a gincana, e fui agarrado pela alegre turma campeã olhei para ela. Estava de pé. Batia palma. Estava emocionada. Ganhei o abraço dela antes de ganhar a caixinha de dicionários, o meu troféu, das mãos da minha ex-professora.

Chegara o final do ano. Nossos caminhos se separaram. Eu nunca a esqueci. Devo muito do que sou a ela, a minha professora Dona Lázaro. É em nome dela que quero homenagear, nesse Dia do Professor de 2014, a todos os professores que tive na vida, desde a minha querida Santa Isabel, e a todos os professores do meu Estado de São Paulo e do Brasil!

Por Roberto de Lucena, deputado federal

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações