Duas décadas da Revista Ecoturismo

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, este mês estamos comemorando os 20 anos da revista Ecoturismo.

Foi nos anos 80, após a Conferência de Estocolmo de 1972, na Suécia, que o ambientalista Hércules Góes lançou em Rondônia, na Amazônia, o Troféu Ecologia e o Prêmio Ecológico e de Integração Latino-Americano, realizando seminários amazônicos, com as tônicas ambientais e de integração latino-americanas.

Nessa época, poucos empreendedores e governos ainda acreditavam na possibilidade de crescimento de uma nova consciência que estava adentrando o planeta Terra. Nestas mais de duas décadas voltadas ao turismo, meio ambiente e integração latino-americana, tanto o jornal Ecoturismo quanto a revista Ecoturismo e as ONGs fundadas pelo ativista ambiental Hércules Góes, entre elas a Fundação Vale do Guaporé e a Sopreparo, figuraram como porta-vozes da causa ambiental da Amazônia e do litoral norte paulista. A Fundação Vale do Guaporé, pioneira na época, teve como fundadores o jornalista e ativista ambiental Hércules Góes, juntamente com os companheiros Jacira Goes, Valdir Perazzo Leite (ex-Presidente do PSB de Rondônia), Ari Teixeira Ott (ex-Reitor da Universidade Federal de Rondônia), Paulo Queiroz e Rosário Queiroz. Quero ressaltar aqui, Sr. Presidente, a importância de tal fundação ecológica.

Em uma breve retrospectiva, é fácil listar e perceber o envolvimento do Grupo Editorial Ecoturismo com a nova consciência ambiental. Foi no período de 1985 até 1990 que houve os Troféus Ecologia, bem como os Prêmios Ecológicos e Seminários de Integração Latino-Americana – Oscar Empresarial da Amazônia.

No dia 15 de março de 1991 foi lançado o primeiro número do jornal Ecoturismo, na cidade de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, no Palácio Getúlio Vargas, cujo número inaugural foi entregue ao então Governador do Estado de Rondônia, Oswaldo Piana Filho, e, no ano seguinte, seguia para a Eco 92 como um dos primeiros veículos de turismo ecológico e sustentabilidade do Brasil.

Muito foi feito pelos idealizadores da revista Ecoturismo. A revista não se limitou apenas à publicação de periódicos. Em seus anos de existência encontramos a instituição de importantes prêmios, a organização e condução de grandes e importantes seminários, congressos, palestras no Brasil e fora do País sempre fazendo e provocando grandes debates sobre questões ambientais.

Os trabalhos publicados, as entrevistas realizadas e a ousadia do editorial compõem hoje um rico patrimônio de pesquisa e consulta para ecologistas, pesquisadores, profissionais de todas as áreas, em especial para nós, Parlamentares, que temos um mandato voltado para a proteção do meio ambiente.

A Editora Ecoturismo, ao lado de uma edição especial comemorativa dos 20 anos em celebração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e uma edição especial que vai circular na Itália, na Espanha, em Portugal e no Brasil, também comemora o lançamento do livro Arqueologia da Amazônia Tridimensional, com aspectos arqueológicos de Rondônia, da estada do estudioso de Ciências Naturais e pesquisador Theodore Roosevelt, que foi presidente norte-americano e de arqueologia da Amazônia brasileira e internacional que chega a apontar o emblemático Machu Picchu e a civilização perdida dos maias, no Peru.

Quero, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registrar meus cumprimentos a todos os que construíram a revista Ecoturismo, em especial ao tão combativo e combatente ecologista Hércules Góes, que não mede esforços para que o Brasil tenha uma das mais respeitadas publicações na área do meio ambiente.

Minhas homenagens aos diretores, aos colunistas, aos fotógrafos, aos jornalistas, aos distribuidores, aos redatores e aos assinantes desse importante veículo de comunicação.

Que a revista Ecoturismo continue assim, diferente, forte, criativa e um especial instrumento de conscientização ecológica.

Era o que tinha a relatar, Sr. Presidente.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações