Caso dos trabalhadores contaminados por chumbo volta à pauta da Câmara

Deputado federal Roberto de Lucena quer Audiência Pública para apurar incidente na Cidade de Santo Amaro da Purificação (BA)

 

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) apresenta, nesta quarta-feira (14), o Requerimento 148/2011 que solicita a realização de nova Audiência Pública para debater a grave situação da contaminação de trabalhadores por chumbo, na cidade baiana de Santo Amaro da Purificação.

No dia 29 de novembro a Audiência foi cancelada porque os representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, convidados para a sessão, não compareceram. Agora, o requerimento tem um novo teor. Os ministros estão sendo convocados para participar da audiência e esclarecerem os problemas ocorridos na região.

Segundo o deputado, a população da cidade de Santo Amaro da Purificação vem sofrendo ao longo dos últimos 40 anos as consequências da poluição e da contaminação pelo chumbo (Pb) e cádmio (Cd), em nível endêmico.

Durante 33 (trinta e três) anos de operação, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da empresa francesa Penarroya Oxide S.A., contaminou o município do recôncavo baiano com um passivo ambiental de milhões de toneladas de rejeito e cerca de 300 mil toneladas de escória (mistura de terra com alta concentração de chumbo).

Os danos causados ao meio ambiente tiveram como consequência a contaminação da população santamarense, principalmente os ex-trabalhadores e moradores do entorno da fábrica, que passaram a conhecer o saturnismo, uma doença que afina os braços, paralisa as mãos, provoca dores agudas, causa impotência sexual nos homens e aborto e má formação fetal nas mulheres. Por causa do excesso de metais na água e no solo, outras doenças também foram identificadas como anemia, câncer de pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares e alterações psicomotoras.

Roberto de Lucena disse ainda que vidas foram e estão sendo ceifadas em virtude da contaminação. “Adultos sequelados e crianças com deformidades convivem com o descaso e o abandono e a Câmara dos Deputados não pode mais ficar fora deste debate. O problema da contaminação não ficou no passado, ele é uma realidade hoje”, alertou o deputado, que quer uma nova audiência para que o assunto seja resolvido.

“Entendemos que insistir na realização de uma Audiência Pública é  a medida mais acertada, pois ela  será uma grande oportunidade para que possamos conhecer a devastação estabelecida naquela cidade com a utilização de placas de chumbo. Durante anos, de um lado, por ignorância, de outro, pela ausência do poder público, as pessoas foram utilizando o chumbo para servir até como paredes, para consolidar piso, de suas moradias”, concluiu o deputado Roberto de Lucena.

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações