Discurso do deputado Roberto de Lucena homenageia o engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da EMBRAER

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na última segunda-feira esta Casa de leis prestou justa homenagem a Ozires Silva, por meio de uma importante sessão solene, quando nos lembramos de um dos maiores empreendedores brasileiros e que muito contribuiu para o aperfeiçoamento da aviação nacional.
Nascido na cidade de Bauru, em janeiro de 1931, nosso homenageado foi um dos fundadores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER). Ele, que tanto acreditou no elevado desempenho de nossa indústria aeronáutica, ensina-nos, com muita propriedade:
“Foi demonstrado que brasileiros podem ganhar competência, vencer e conseguir resultados. Hoje asas produzidas no Brasil voam por todo o planeta, operando em mais de cinquenta países, proporcionando transporte aéreo, mostrando uma nova face do nosso País, como nação competente e participante do progresso internacional.
Na atualidade, debates têm impregnado a opinião pública sobre a intenção da Força Aérea Brasileira de adquirir aviões de defesa aérea, através de concorrência internacional, os quais – ainda que parcialmente – podem ser produzidos no Brasil. Tenaz e duramente, ao longo de décadas, a competência para fabricar essas máquinas foi conquistada. Hoje é claro que as empresas nacionais estão qualificadas para responder aos requisitos de nossa FAB.”

Em outro importante trecho do mesmo artigo, intitulado O Sucesso da Tecnologia, esclarece:
“Podemos duvidar se o sucesso das nossas empresas estaria assegurado para 2010, 2020 e anos à frente, sem contar com as oportunidades de evolução e progresso oferecidas pela demanda do nosso mercado militar interno. Os tipos de aeronaves vencedoras nas décadas do futuro certamente dependerão das sementes que plantarmos hoje.”
Felizmente, nobres Parlamentares, as sementes foram plantadas com competência e, hoje, os resultados são dignos de destaque!
De fato, a EMBRAER, fundada em agosto de 1969, é reconhecida, com muita justiça, como uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo. Com mais de 4 mil aviões produzidos, foi a maior exportadora brasileira em 1999 e 2001 e a segunda maior de 2002 a 2005.
Lembramos, uma vez mais, que a EMBRAER surgiu do ideal de um grupo de profissionais, chefiado pelo então capitão do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), o Engenheiro Aeronáutico Ozires Silva. Responsável por presidir a Empresa por mais de duas décadas, sempre demonstrou inquebrantável confiança no futuro do País.
Confiança também evidenciada nas várias funções exercidas ao longo de sua marcante carreira. Na condição de Ministro de Estado, Presidente da PETROBRAS, Presidente da VARIG ou reitor, Ozires Silva conjugou os valores competência, eficiência e ética em nome de grandes feitos.
Sras. e Srs. Deputados, por esse conjunto de razões, quero parabenizar todos que acreditam em um Brasil moderno e que percebem, com clareza, importantes ensinamentos presentes na vasta biografia de Ozires Silva. Sim! Uma biografia que, em tantos momentos, dialogou com um modelo de empreendedorismo vigoroso, tendo, como foco maior, o desenvolvimento tecnológico do País.
Muito obrigado.
Era o que tinha a dizer.
Que Deus abençoe o Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações