Dia Mundial da Água é tema de discurso do deputado Roberto de Lucena

Sr. Presidente, Deputado Padre Luiz Couto, Sras. e Srs. Parlamentares, meus cumprimentos. Deputado Mauro Benevides, aniversariante da semana, nosso decano e professor, minhas saudações.
Sr. Presidente, também quero deixar meu cumprimento ao Deputado Sarney Filho, Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, que assumiu a Presidência da Comissão de Meio Ambiente no dia de ontem. S.Exa. já foi Ministro do Meio Ambiente. É, portanto, uma honra para esta Casa e para o Partido Verde.
Senhoras e senhores, já passamos dos 7 bilhões de habitantes no planeta. Cada vez mais aumenta a demanda de alimentos e de recursos naturais, momento em que devemos ampliar nossos esforços em economizar e evitar o desperdício.
No Dia Mundial da Água, mais do que nunca, devemos adotar essa postura. A escassez desse líquido precioso pode tornar a vida na Terra impossível, nos próximos séculos.
Apesar de o planeta ser formado quase que na sua totalidade por água, 97% desse líquido é impróprio para o consumo por ser água do mar. O gelo tem 1,75% desse total, e 1,24% está em rios subterrâneos. Para o consumo de mais de 7 bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra, ou seja, um quadro preocupante para as futuras gerações.
Quando destruímos florestas, desviamos rios, despejamos lixo nos mananciais, estamos contribuindo para que esse panorama se agrave. E o que é ruim pode ficar pior.
É no dia a dia, Deputado Izalci e Deputado Reguffe, nas tarefas mais simples de nosso cotidiano, que devemos usar de bom senso e evitar o desperdício, ao escovar os dentes, ao lavar a louça, ao tomar banho; banir a ideia de lavar a calçada em vez de varrê-la, preferir a lavagem ecológica de carros em vez da tradicional.
O dia 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992, como o Dia Mundial da Água. Com a data comemorativa foi elaborado um documento – Declaração Universal dos Direitos da Água -, que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.
O art. 3º do documento diz:
“Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.”
O art. 4º alerta:
“O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.”
E o art. 5º nos cobra a responsabilidade nos dizendo que:
“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.”
Portanto, Sr. Presidente, senhoras e senhores, somos chamados diariamente a agir pensando num futuro não muito distante, a agir com responsabilidade com nossos descendentes e com a possibilidade de que eles possam enfrentar problemas piores do os que já enfrentamos hoje.
Que o Dia Mundial da Água seja todo dia!
Que Deus abençoe o Brasil!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações