Dia do Jornalista é lembrado pelo deputado Roberto de Lucena

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ainda em tempo, gostaria de parabenizar todos os jornalistas do Brasil pela passagem da data comemorativa a esta honrosa e importante profissão, o dia 7 de abril.
O jornalista é o profissional que tem papel importantíssimo na manutenção da democracia, observando, fiscalizando e sendo os olhos atentos da Nação. O jornalista é aquele profissional que nos dá as respostas para as perguntas mais inquietantes e vai aonde nem sempre podemos estar.
Pela importância desse profissional, volto a defender que esta Casa avance na análise da PEC nº 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares e relatoria do Senador Inácio Arruda, e a PEC nº 386/2009, de autoria do Deputado Paulo Pimenta, que devolvem à categoria a obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício da profissão.
A decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal que tornou a profissão livre da exigência do diploma é um retrocesso e pôs em xeque a continuação de cursos de formação em todo o País, bem como a existência da própria profissão, que teve sua regulamentação desmotivada.
Hoje muitas pessoas exercem a profissão de forma precária, o que não é interessante para o País, que precisa de pessoas comprometidas com a exatidão das informações, bagagem técnica e cultural, requisitos mínimos desta ocupação.
Defendo também a regulamentação de um piso nacional para a categoria, proposto pelo PL nº 2.960/11, de autoria do Deputado André Moura (PSC-SE), e do PL nº 1.078/11, que prevê a federalização das investigações dos crimes cometidos contra jornalistas.
Formação, remuneração adequada, condições de trabalho e liberdade são itens importantes que devem ser observados e respeitados para todos os jornalistas.
Que esta Casa, Sr. Presidente, possa reconhecer e apoiar os jornalistas, atendendo suas oportunas reivindicações.

Era o que eu tinha a dizer.
Que Deus abençoe o Brasil.

Compartilhe:

Receba nossas Informações