“Dia das Mães está se tornando um Dia de Luto Nacional”, afirma Roberto de Lucena

“Tal como ocorre em uma guerra, temos hoje milhares de mães que se tornaram órfãs dos próprios filhos por causa da violência”, declarou Roberto de Lucena

“Dia das Mães está se tornando um Dia de Luto Nacional”, diz deputado

 

O deputado federal Roberto de Lucena fez pronunciamento na Câmara Federal para falar sobre os números de assassinatos de jovens no Brasil, uma trágica situação que, tal como em uma guerra, deixou milhares de mães órfãs dos próprios filhos.

O parlamentar citou dados do “Mapa da Violência 2013 – Mortes Matadas por Armas de Fogo”. De acordo com o documento houve, nos últimos 30 anos, um aumento de 591,5% nas estatísticas de homicídios de jovens. Em 2010, foram registrados 49 mil 932 assassinatos no País, sendo que 53% deles, portanto 26 mil 422, foram de jovens.

“Estes são números de guerra! E, por trás de cada um destes assassinatos está uma família destruída e uma mãe enlutada. Tal como ocorre em uma guerra, temos hoje milhares de mães que se tornaram órfãs dos próprios filhos. Infelizmente, o Dia das Mães está se transformando em dia de luto nacional”, declarou Roberto de Lucena.

“No próximo domingo muitas mães amargarão a ausência onipresente de seus filhos. Não importa onde elas estarão no domingo: a ausência dos filhos queridos não deixará de visitá-las. São as mães que perderam seus filhos para a crescente violência que assola o País”, completou.

Mudanças urgentes

O deputado convocou os colegas a “trabalhar sem cessar” por mudanças no Código Penal para que haja maior rigor no enfrentamento dos crimes hediondos. Lucena mais uma vez defendeu a redução da idade penal como resposta à violência que ceifa a vida de tantos jovens cresça e cujos autores são enfrentam penas insignificantes.

“Não queremos a revisão da idade penal por puro revanchismo. Não queremos mudar o Código Penal motivados por um sentimento banal de vingança. Nós queremos, sim, senhoras e senhores, mudar nossas leis por amor às mães que ainda podem celebrar este dia na presença de seus filhos”, concluiu Roberto de Lucena.

 

Foto: Alexandra Martins/Câmara dos Deputados

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações