Deputado visita vítimas de contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação (BA)

Deputado visita vítimas de contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação (BA)

 

O deputado Roberto de Lucena (PV/SP), acompanhado do Grupo de Trabalho (GT) que estuda e debate, na Câmara Federal, a questão da contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, permanecerá toda esta segunda-feira (02/09) na cidade baiana visitando e conversando com as vítimas da contaminação. Presidido pelo deputado, o GT busca soluções para a grave situação ambiental e de saúde que vem enfrentando a população de Santo Amaro, ao longo dos últimos 40 anos, com as consequências da poluição e a contaminação por Chumbo (Pb) e Cádmio (Cd), em nível endêmico.

No período da tarde, está prevista uma grande reunião na Prefeitura Municipal onde, além do prefeito, estarão os representantes da Secretaria de Saúde e da Procuradoria do município. O presidente da Associação das Vítimas da Contaminação por Chumbo, Cádmio, Mercúrio e outros Elementos Químicos (AVICCA), Adailson Pereira Moura também participará do encontro.

Adailson Pereira esteve em março passado, na Câmara dos Deputados, durante audiência pública sobre a contaminação por chumbo, promovida por Roberto de Lucena, para dar um depoimento pessoal sobre a situação. Os danos causados ao meio ambiente tiveram como consequência a contaminação, principalmente dos ex-trabalhadores e moradores do entorno da fábrica. “Ainda hoje, muitos de nós sofremos de saturnismo, uma doença que afina os braços, paralisa as mãos, provoca dores agudas”, disse ele à época lembrando que os homens ainda são atingidos com a impotência sexual, as mulheres com abortos frequentes e os fetos com a má formação.

 

Contaminação

Em 33 anos de operação, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da empresa francesa Penarroya Oxide S.A., contaminou o município do recôncavo baiano com um passivo ambiental de milhões de toneladas de rejeitos e cerca de 300 mil toneladas de escória (mistura de terra com alta concentração de chumbo).

De acordo com a agenda do GT, também está prevista para amanhã (03/09) uma visita do grupo à Procuradoria Federal da Bahia onde será realizada mais uma rodada de debates com membros do Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho. O deputado Roberto de Lucena pretende, com esta agenda na Bahia, produzir um relatório detalhado sobre a situação da contaminação em Santo Amaro da Purificação e ainda propor ao poder público medidas e providências para resolver o drama das vítimas.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações