Deputado sugere Sessão Solene em homenagem ao Dia do Trabalho

Na última sexta-feira (10/02), o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) protocolou um requerimento ao Plenário Geral da Câmara dos Deputados solicitando uma Sessão Solene no dia 2 de maio deste ano para homenagear todos os trabalhadores brasileiros pelo Dia do Trabalho, comemorado em todo o mundo no dia 1° de maio com festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. “Nada mais justa essa homenagem ao cidadão brasileiro que com a força do seu trabalho faz o país trilhar pelo caminho do desenvolvimento e da justiça social”, justificou Roberto de Lucena.

Historicamente, no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, ocasionando uma greve geral. Em decorrência dos conflitos que se seguiram, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida em Paris em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho. Porém, no Brasil, apenas em setembro de 1925 que a data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

No dia 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo e, no mesmo dia, em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho.

 

 


 

Compartilhe:

Receba nossas Informações