Roberto de Lucena solicita informações sobre patologias da tireoide

Requerimento enviado ao Ministério da Saúde pretende analisar a situação dos pacientes

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) solicitou ao Ministério da Saúde informações sobre patologias da tireoide no Brasil. O requerimento nº 1736 pretende analisar a situação dos pacientes brasileiros que sofrem com doenças na glândula.

A tireoide é responsável pela produção de dois hormônios que promovem o funcionamento adequado de órgãos importantes, como o cérebro e o coração. Também estão relacionados ao controle da temperatura, reprodução, padrão de sono e estado de humor. Portanto, doenças da tireoide, que levam ao excesso ou falta de hormônios tireoidianos apresentam repercussões importantes. No Brasil, especificamente no Nordeste, há mais notícias de aumento no número de casos de doenças na tireoide.

Em vista disso, no documento Roberto de Lucena questiona, dentre outros aspectos, sobre a ocorrência nos últimos cinco anos das patologias da tireoide, se há uma região do País com maiores incidências e quais seriam as prováveis causas. “Essas informações atualizadas são necessárias para que esses problemas de saúde recebam a devida atenção do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o deputado.

 

Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara de Notícias

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações