Deputado sugere a instalação de guard-rails modernos nas estradas

Vice-líder do Partido Verde enviou indicação ao Ministério dos Transportes com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito e preservar a integridade de motociclistas e passageiros

Nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro, o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) indicou ao Ministério dos Transportes a instalação de modernos guard-rails nas estradas federais para preservar a integridade dos ocupantes de motocicletas.

De acordo com o deputado, o modelo convencional de guard-rail em uso no Brasil utiliza peças metálicas que, embora eficientes na contenção dos veículos de quatro ou mais rodas, mostram-se inadequadas à retenção dos motociclistas. Dessa forma, nos acidentes de trânsito os ocupantes das motos podem ser lançados contra a defensa, batendo nos perfis verticais, que funcionam como guilhotina. Assim, o impacto violento provoca graves ferimentos. Estudos demonstram que acidentes ocorridos à velocidade de 30km/h podem resultar na perda de um membro ou partir a coluna vertebral dos ocupantes dos veículos motorizados de duas rodas. De acordo com pesquisas, essas “barreiras de segurança” correspondem a aproximadamente 15% dos óbitos em acidentes com motos.

“Verifica-se uma tendência mundial para a troca dos guard-rails metálicos por modelos modernos, de contenção longitudinal completa, com materiais que absorvam o impacto do choque, de tal modo que os ocupantes das motos mantenham-se na pista de rolamento”, disse o deputado.

Roberto de Lucena disse ainda que deve-se considerar o crescimento vertiginoso da frota de motos em circulação no Brasil, que quadruplicou nos últimos dez anos, as interfaces urbanas de nossas rodovias federais, o volume de tráfego de motocicletas nessas vias e o registro significativo de acidentes de trânsito envolvendo esses veículos.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações