Deputado Roberto de Lucena parabeniza a Marinha Brasileira

Deputado Roberto de Lucena parabeniza a Marinha Brasileira

 

O Dia da Marinha Brasileira, comemorado em 11 de junho, foi destacado pelo deputado federal Roberto de Lucena, que fez questão de ressaltar o importante papel da Marinha, uma das três forças armadas do Brasil e responsável por conduzir as operações navais.

“A Marinha Brasileira é de extrema importância para o País, que possui uma fronteira marítima com mais de 8.500 km, 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios por ano”, afirmou o parlamentar.

A data faz referência à vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, considerada uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). No dia 11 de junho de 1865 a Esquadra brasileira, comandada pelo Almirante Barroso, combateu durante 8 horas a Esquadra paraguaia, que foi parcialmente destruída.

Atualmente, a Marinha Brasileira se destaca em missões internacionais, participando de exercícios conjuntos com Marinhas sul-americanas e intensificado a cooperação com nações amigas na África. No Haiti, um grupamento de Fuzileiros Navais ajuda a Missão de Estabilização das Nações Unidas a preservar a segurança, manter a estabilidade e promover o desenvolvimento do país, e desde 2011 a Marinha integra e comanda o componente naval da Força das Nações Unidas no Líbano.

“Quero, nesta data, cumprimentar todas as mulheres e todos os homens que atuam na Marinha e que se dedicam, diariamente, a defender nossa nação com muita dedicação, bravura e coragem”, concluiu Roberto de Lucena.

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações