Roberto de Lucena homenageia os garis pela passagem de seu dia

Vice-presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) disse que profissional deve ser valorizado e reconhecido

O deputado federal e vice-presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Roberto de Lucena comemorou o Dia do Gari, celebrado nesta quarta-feira, 16 de maio. Segundo o parlamentar, este profissional tão presente em nosso dia a dia merece respeito, valorização e reconhecimento: “É um trabalhador que supera suas limitações físicas e está sempre em risco de contaminação pelo material que manipula”.

O vice-presidente da UGT disse ainda que o gari deve receber de seus empregadores os equipamentos de segurança pessoal adequados, adicional por insalubridade e assistência médica.

 

Garis

No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.
Em Portugal, eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa.
O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro – o francês Aleixo Gary.
*Assessoria com IBGE Teen.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações