Deputado Roberto de Lucena destaca os riscos do uso abusivo de agrotóxicos

 

O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro em todo o Brasil. A data foi criada para a conscientização da população sobre os riscos decorrentes do uso indiscriminado da substância, que pode acarretar em problemas sérios ao meio ambiente e à saúde humana.

“A população brasileira deve estar atenta aos danos causados pelo uso abusivo dos agrotóxicos. Nesta data, devemos  buscar a conscientização de todos, especialmente dos trabalhadores rurais. A informação é necessária para combater o uso indiscriminado desta substância. Além disso, é preciso que haja uma fiscalização eficiente”, defende o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), que integra a Subcomissão Especial dos Agrotóxicos, no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.  Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindage), em 2008 o País alcançou a marca de 700 milhões de litros de agrotóxicos legalmente comercializados. Em 2009, esse número subiu e chegou a 1 bilhão de litros. O uso dos agrotóxicos no Brasil é tão intenso que, fazendo uma distribuição da quantidade de veneno utilizado no ano de 2009 por habitante, chegamos ao dado que cada pessoa consumiu uma média de 5,2 kg de agrotóxicos ao longo do ano.

“Portanto, neste Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos não temos o que comemorar. Hoje e durante todo o ano devemos refletir sobre o uso indiscriminado destes venenos e buscar, cada vez mais, o controle desta situação”, concluiu o deputado.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações