Deputado comemora o Dia do Aposentado e aborda as necessidades da terceira idade

Parlamentar defende mais políticas públicas que beneficiem os idosos e o fim do fator previdenciário

 

 

No dia em que se celebra o Dia do Aposentado (24 de janeiro), o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) comemorou o aumento da expectativa de vida no Brasil, que atualmente conta com aproximadamente 23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e ressaltou a importância de investimento na saúde e qualidade de vida desta população: “O fato de o Brasil estar, gradativamente, migrando de um país com maioria jovem para um maior contingente na melhor idade implica na necessidade de repensar a previdência, políticas públicas para o idoso, saúde, segurança, mercado de trabalho, moda, hábitos, cultura, educação, esporte etc.”.

Pensando nisso, o parlamentar apresentou ao secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, o projeto que visa a instalação de unidades da Creche do Idoso e do Centro de Convivência do Idoso em Arujá, Santa Isabel e demais cidades do Alto Tietê, por meio de parceria entre Estado e município. O projeto da Creche do Idoso – modelo de casa de repouso na qual os idosos têm suas faculdades psicológicas e físicas estimuladas por meio de diversas atividades recreativas – tem como objetivo atender uma demanda crescente das famílias que não têm meios de pagar pelo serviço.

O deputado Roberto de Lucena participou de duas reuniões com o secretário de Desenvolvimento Social para tratar do tema. Ele destacou que o secretário Rodrigo Garcia foi bastante sensível às demandas apresentadas e comprometeu-se em agilizar, na medida do possível, os projetos sociais em favor da população do Alto Tietê.

Roberto de Lucena também defende que seja discutido na Câmara o fim do fator previdenciário: “Ele é responsável pelo achatamento dos ganhos das aposentadorias, impondo aos trabalhadores brasileiros uma perda brutal do seu poder econômico e a diminuição de seu padrão social e, consequentemente, qualidade de vida”.

Outro ponto importante que o deputado abordou são os casos tristes de violência contra os idosos. “Defendo o agravamento das penalidades impostas às pessoas responsáveis por maus-tratos contra idosos e contra os vulneráveis”, afirmou o deputado.

Foto: Gustavo Lima_Serviço Fotográfico (SEFOT-SECOM)

Compartilhe:

Receba nossas Informações