Deputado Roberto de Lucena apoia filiação partidária de mulheres

Deputado Roberto de Lucena apoia filiação partidária de mulheres

 

O deputado federal Roberto de Lucena participou do lançamento da campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”, realizado nesta quarta-feira (11/09). A iniciativa é da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, em parceria com as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado Federal e com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e da ONU Mulheres.

“Apoio esta campanha porque ela incentiva o processo de filiação de mulheres, de maneira suprapartidária, e também oferece condições para que mais mulheres possam participar de diferentes pleitos eleitorais”, disse o deputado.

O objetivo da campanha é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. “E a expectativa dos responsáveis pela campanha é a de que a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado, no próximo ano, possa ser ampliada em até 30 por cento”, completou Roberto de Lucena,

Censo IBGE

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Nas eleições de 2010, contudo, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Câmara dos Deputados. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas naquele ano, o que representou 12,99% do total.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações