Deputado Roberto de Lucena acompanhará caso de mortes de bebê em UTI de Suzano/SP


Deputads visitarão Santa Casa em Suzano/SP

O deputado Roberto de Lucena requereu nesta quarta-feira, 1º, à Comissão de Seguridade Social e Família, o envio de uma Comissão de Deputados à Santa Casa da cidade de Suzano, no Estado de São Paulo, para averiguar a ocorrência do elevado número de mortes de bebês na UTI neonatal.

O requerimento de Lucena foi aprovado e o deputado João Ananias subscreveu. A Comissão enviará uma comitiva de deputados à Santa Casa de Misericórdia da cidade de Suzano, em São Paulo, para averiguar o as mortes de bebês na UTI neonatal. Somente neste ano foram registrados 17 óbitos. No último dia 28, em menos de 24 horas quatro recém-nascidos que estavam internados na UTI faleceram.

De acordo com Lucena, dados preliminares afastam a possibilidade de infecção hospitalar, mas a Comissão de Óbito Infantil do hospital ainda não divulgou o relatório final da investigação.

O deputado acrescenta que o Ministério Público analisa a necessidade de pedir a interdição da UTI. “Não resta dúvida que o fato é grave. Diante de tantas dúvidas, entendemos que a comissão deva acompanhar o caso de perto, ajudando na busca de respostas e soluções”, disse Lucena. Não há data marcada para a visita da Comissão.

 

Entenda o caso

O Ministério Público de Suzano baixou portaria no final de maio instaurando inquérito civil para investigar as causas que teriam acarretado na morte de recém-nascidos na Santa Casa de Misericórdia. O documento, de número 135/2011, é assinado pela promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Celeste Leite dos Santos.

O objeto do inquérito instaurado é a apuração de insuficiência de número de leitos na ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a verificação da adequação do serviço de saúde prestado pela Santa Casa. A medida do MP de Suzano surge após a divulgação acerca dos quatro bebês mortos nos dias 14 e 15 de maio e a subsequente informação de que outros 13 recém-nascidos também haviam morrido desde janeiro.

Na portaria, a promotora Celeste ainda requisitou a instauração de inquérito policial para apurar as mortes das crianças e vistorias no local por parte do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Enfermagem, da Vigilância Sanitária Municipal e da Agência Nacional de Saúde.

Além da iniciativa do MP, o DAT apurou que o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) vai solicitar que o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo vistorie a UTI Neonatal da Santa Casa de Suzano. O parlamentar se pronunciará hoje na tribuna da Assembleia Legislativa. O mesmo ocorreu quando a Santa Casa de Mogi das Cruzes registrou nove óbitos de bebês entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010.

Por parte da Prefeitura de Suzano, responsável pela intervenção na unidade, a única atitude foi realizar um relatório com parecer técnico, no qual a Secretaria Municipal de Saúde descartou a possibilidade de infecção hospitalar. O médico interventor da Santa Casa, Marco Antônio Grandini Izzo, afirmou que foi mal interpretado quando disse que havia superlotação dos leitos na UTI Neonatal e que esta seria a causa das mortes.

 

Com informações do Diário do Alto Tietê

 

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações